Conflito religioso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES

I. CAPITULO
* Administração: da prática à teoria

1. O que mudou na administração a partir da Revolução Industrial?
O crescimento populacional trouxe a maior demanda de produtos e mercadorias. A maquina substituiu o homem, gerando milhões de desempregados e a revolução tecnológica. Em relação a mudanças, foram criadas novas tecnologias politicas que geraram novossaltos qualitativos até aos tempos contemporâneos.
2. Neste capítulo, estudamos os avanços teóricos da ciência da administração. Com base no texto, relacione as colunas:

(1) Henri Fayol
(2) Henry Ford
(3) Frederick Taylor
(4) Elton Mayo
(5) Alfred Sloan

(5) Presidente da General Motors Corporation que introduziu novos conceitos de administração no mercado deautomóveis.
(4) Seus estudos demostraram que o nível de produção resulta da integração social e não da capacidade física do empregado.
(3) Considerado o pai da administração cientifica.
(2) Inventou a linha de montagem.
(1) Centrou seus estudos no papel da administração e na qualificação dos gestores.
3. Quais são as principais características do modelo japonês de administração?Qualidade, produtividade, flexibilidade, tecnologia e padronização, organização.
4. Quais são as principais características da proposta humanista de administração? Encara a organização como um grupo de pessoas. Enfatiza as pessoas. Inspirada em sistemas de psicologia. Delegação plena de autoridade. Autonomia do empregado. Confiança e abertura.
5. Taylor e Fayol são considerados pais daadministração, porém seus estudos tiveram focos diferentes. Pesquise em outras fontes e comente as principais ideias de cada um deles.
Taylor é o criador de produção Taylorista, o qual visava a especializar os trabalhadores em uma só etapa de toda a produção, diminuindo o tempo gasto na produção de uma unidade e um objetivo e aumentando, portanto, a qualidade produzida. Fayol enfatizou a necessidade dea empresa ter suas atividades muito bem organizadas e estruturadas.

II. CAPITULO
* Princípios administrativos

1. Leia com atenção os textos a seguir e marque com um X as situações em que, na sua opinião, houver afetivamente uma ação de planejamento. Justifique sua resposta.
(x) André saiu cedo de casa, pois não podia chegar atrasado ao trabalho. Em sua mesa havia algumascartas para envio imediato ao correio, dois pacotes para entrega a um fornecedor, boletos e recibos para pagamento bancário e algumas requisições do almoxarifado que necessitavam ser conferidas. André analisou toda a situação e decidiu fazer primeiro os serviços externos (correios e bancos). Achava que seria mais fácil resolvê-lo na parte da manhã porque geralmente havia filas menores e tudo seriamais rápido. Depois voltaria a empresa e conferiria as requisições e, na parte da tarde, iria ao fornecedor, visto que, após o telefonema para o fornecedor, o encarregado que receberia o material (os dois pacotes) disse que só precisaria dele no dia seguinte.
( ) Maria foi pagar o extrato do cartão de crédito e descobriu que não havia saldo disponível na sua conta-corrente. Retirou um extrato paraanalisar a situação e averiguou que o dinheiro que ela esperava receber ainda não havia sido depositado e, além disso, dois cheques haviam sido pagos. Ela, então, telefonou para a empresa para verificar o que havia acontecido.
(x) Antônio trabalhava como assistente administrativo em uma empresa, mas pretende para seu crescimento abrir um negócio próprio porque acha que é a melhor opção para seuprogresso profissional. Ele entende que o conhecimento e a prática obtidos na área administrativa lhe serão úteis para a gestão de seu negócio. Por essa razão, tem intenção de permanecer no emprego por mais algum tempo.
( ) Joana queria comprar uma roupa nova. Ao analisar o preço na loja, verificou que não tinha dinheiro disponível para compra-la. Elaborou um orçamento e destinou uma parte...
tracking img