Confirme seus contatos como amigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1240 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O termostato é um dispositivo destinado a manter constante a temperatura de um determinado sistema, através de regulação automática.Um mecanismo desse tipo é composto, fundamentalmente, por dois elementos: um indica a variação térmica sofrida pelo sistema e é chamado elemento sensor; o outro controla essa variação e corrige os desvios de temperatura, mantendo-a dentro do intervalo desejado.Termostatos controlam a temperatura dos refrigeradores, ferros elétricos, ar condicionado e muitos outros equipamentos.
Exemplo de elemento sensor são as tiras bimetálicas, constituídas por metais diferentes, rigidamente ligados e de diferentes coeficientes de expansão térmica. Assim, quando um bimetal é submetido a uma variação de temperatura, será forçado a curvar-se, pois os metais não se dilatamigualmente. Esse encurvamento pode ser usado para estabelecer ou interromper um circuito elétrico, que põe em movimento o sistema de correção.
Outro tipo de elemento sensor combina as variações de temperatura com variações de pressão para ativar mecanismos corretores. Um recipiente de metal, de volume variável, cheio de líquido ou gás, ligado a um bulbo por um tubo fino, é exemplo desse tipo desensor. As mudanças de temperatura sofridas pelo fluido do recipiente principal são comunicadas ao bulbo pelo tubo de ligação; como o volume do bulbo é fixo, resulta da mudança de temperatura uma variação na pressão do fluido contido; essa variação transmite-se ao recipiente principal, provocando alteração de seu volume e compensando, dessa forma, o aumento ou diminuição de temperatura. Outrosistema utilizado é o elétrico, tendo a resistência do fio como elemento sensor.
2 Dilação térmica é o fenômeno pelo qual o corpo sofre uma variação nas suas dimensões, quando varia a sua temperatura.

A dilatação de um sólido com o aumento de temperatura ocorre porque com o aumento da energia térmica aumentam as vibrações dos átomos e moléculas que formam o corpo, fazendo com que passem paraposições de equilíbrio mais afastadas que as originais.
3 Quando dois corpos com temperaturas distintas são colocados perto um do outro num mesmo ambiente, há uma troca de energia térmica entre eles sob a forma de calor. Ao longo do tempo, eles tendem a ter a mesma temperatura, ou seja, adquirem o equilíbrio térmico. O corpo que apresentava temperatura mais alta perde energia térmica, enquanto o outrocorpo ganha energia e tem a sua temperatura elevada.
4 Qual a diferença entre calor e temperatura e energia?
Para começar, temperatura não é uma grandeza que mensura energia, assim como são o calor e a energia térmica. A temperatura é a medida de equilíbrio térmico, entre dois corpos.

Calor é uma medida de fluxo enérgico de um determinado corpo. Calor é energia em movimento.

Energia térmicaé diferente de calor, pois mede a quantidade de calor num corpo. Espécie de energia instantânea, limitada por uma temperatura absoluta.
5 Adiabático, do grego adiabatos (impenetrável), diz se do sistema que esteja isolado de quaisquer trocas de calor ou matéria com um meio externo.
É uma qualidade relativa à fronteira que delimita e determina o que vem a ser um sistema físico (termodinâmico) epor conseguinte o que se chama de sua vizinhança. Uma fronteira adiabática isola completamente o sistema de sua vizinhança no que tange a troca de matéria ou ao calor.
6—
7- O calor sensível é o calor que provoca variações na temperatura de um corpo. Seu valor pode ser obtido com a fórmula Q=m.c.DT , em que Q é a quantidade de calor sensível, 'm' é a massa do corpo que sofreu a variação datemperatura, 'c' é o calor específico próprio de cada material, e DT é a variação de temperatura que o calor provocou.
Já calor latente é o calor que provoca mudança no estado físico de uma substancia. Por exemplo, é o calor que deve ser fornecido para que 100g de água líquida passe para o estado gasoso. Seu valor é obtido com a fórmula Q=m.L, em que 'Q' é a quantidade de calor, 'm' é a massa da...
tracking img