Conferencias ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Luciano Nunes Nº 21
Marcos Rodrigues Nº 22
Sérgio Lima Nº 30
Thalita Maria Nº 34
Zeila Santiago Nº 38
Manoel Nº 41

2ºC Administração
Profª Juliana

Questão ambiental
A capacidade do ser humano de alterar a natureza cresceu muito a partir da Revolução Industrial. Este processo teve início há mais ou menos 200 anos, na Inglaterra, que foi o primeiro país a gerar energia em larga escala,utilizando suas grandes reservas de carvão. E foi a partir da produção da energia elétrica que o desenvolvimento tecnológico ganhou forte impulso. Com o passar dos anos, foram criados milhares de materiais sintéticos que, na sua maioria, não entram no ciclo da natureza, acumulando-se no meio ambiente. Muitos demoram centenas de anos para se decompor, outros simplesmente não se decompõem. Osavanços tecnológicos possibilitaram cada vez mais o acesso dos indivíduos a bens de consumo. O aumento do consumo incentivou o aumento da produção, fechando um ciclo, que tem como consequência a degradação ambiental. Surgiu então a necessidade da busca de soluções para minimizar os impactos provenientes da poluição crescente. Movimentos, organizações e países no mundo inteiro iniciaram ações depreservação ambiental. Organizaram-se as grandes conferências e foram firmados tratados internacionais para controle da poluição. Historicamente podem ser lembrados os eventos abaixo
* 1968: Conferência sobre a Biosfera - UNESCO;
* 1971: Clube de Roma - Limites do crescimento;
* 1972: I Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente - ONU;
* 1990: Ano Internacional do Meio Ambiente - ONU;* 1991: II Conferência Internacional da Indústria sobre Gerenciamento Ambiental - Câmara Internacional do Comércio (ICC). Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável;
* 1992: Conferência Rio 92 - Agenda 21.
O que foi a Rio 92
Conferência da ONU sobre o meio ambiente e desenvolvimento. Reuniu no Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 14 de junho de 1992, representantes de 170países.
Resultados:
* Atenção para as questões ambientais,
* AGENDA-21, um plano de ação para o séc. XXI,
* Acordos, tratados e convenções sobre o Meio Ambiente,
* Deixou clara necessidade de um novo estilo de vida - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O que é Agenda 21
É importante situar historicamente a propositura de um plano da grandeza que é a Agenda 21. Esse acordo é resultadode um amadurecimento do debate da comunidade internacional a respeito da compatibilização entre desenvolvimento econômico e proteção ambiental, e consequentemente, sobre a continuidade e sustentabilidade da vida no Planeta Terra.
A Agenda 21 é um abrangente plano de ação a ser implementado pelos governos, agências de desenvolvimento, organizações das Nações Unidas e grupos setoriais independentesem cada área onde a atividade humana afeta o meio ambiente.
Isto é, é um plano de ação para o séc. XXI, visando à sustentabilidade da vida na terra. É uma estratégia de sobrevivência.
A execução deste programa deverá levar em conta as diferentes situações e condições dos países e regiões e a plena observância de todos os princípios contidos na Declaração do Rio Sobre Meio Ambiente eDesenvolvimento. Trata-se de uma pauta de ações a longo prazo, estabelecendo os temas, projetos, objetivos, metas, planos e mecanismos de execução para diferentes temas da Conferência. Esse programa contém quatro (4) seções, 40 capítulos, 115 programas, e aproximadamente 2.500 ações a serem implementadas.
As quatro seções se subdividem em capítulos temáticos que contêm um conjunto de áreas e programas.Abrangem os seguintes temas:
* Dimensões Econômicas e Sociais: trata das relações entre meio ambiente e pobreza, saúde, comércio, dívida externa, consumo e população;
* Conservação e Administração de Recursos: trata das maneiras de gerenciar recursos físicos para garantir o desenvolvimento sustentável;
* Fortalecimento dos Grupos Sociais: trata das formas de apoio a grupos sociais...
tracking img