Conferencias ambientais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PRINCIPAIS CONFERÊNCIAS AMBIENTAIS

1. Conferências Ambientais

A idéia de um modelo de desenvolvimento que não agrida a natureza e priorize o ser humano foi resultado da tomada de consciência da humanidade de que a agressão desenfreada à natureza poderia ter conseqüências catastróficas.
Essa consciência, porém, veio só na década de 1970, quando os países subdesenvolvidosrealizavam há alguns anos seu processo de industrialização tardio e dependente. Só então as questões ecológicas e a preocupação com fatos como a elevação da temperatura global, a destruição da camada de ozônio, a poluição das águas e dos solos despertaram a consciência ambiental mundial para os problemas ambientais.
Atualmente, a preocupação com o ambiente tem estado presente na vida de grandeparte da população em diferentes culturas e países. A mídia tem se encarregado de divulgar, quotidianamente, grandes catástrofes ambientais, naturais ou provocadas pela atividade do homem, muitas vezes de forma genérica e noticiosa. O modelo hegemônico atual de desenvolvimento econômico tem contribuído, em grande extensão, para o agravamento desta situação. A degradação ambiental, que tem ocorrido emnível mundial, tem introduzido novas preocupações em toda sociedade.
Desde então, a ONU realiza conferências para debater questões como desenvolvimento e meio ambiente e ao mesmo tempo encontrar soluções para os principais impactos ambientais globais. Nos encontros, debates e grandes conferências realizadas para a discussão deste assunto, é consensual a necessidade da mudança dementalidade na busca de novos valores e de uma nova ética para reger as relações sociais. As principais conferências ambientais que ocorrerão no mundo serão destacadas abaixo.

1.1 Estocolmo

Há mais de 30 anos a Organização das Nações Unidas convocou a primeira conferência mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento. A primeira reunião convocada pela ONU foi a Conferência as Nações Unidas sobreMeio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, na Suécia, em junho de 1972, que aconteceu ao mesmo tempo em que o Clube de Roma, formado por vários países ricos, publicava um importante documento, um relatório sobre o crescimento demográfico e a exploração dos recursos naturais, fazendo previsões desagradáveis sobre o futuro da humanidade. A importância deste documento denominado "Limite deCrescimento" deve-se ao fato de ter denunciado os limites da exploração do nosso planeta e a sua fragilidade.
Nessa época, este tema ainda não fazia parte da agenda internacional nem era uma preocupação dos governos, que em sua maioria careciam de uma institucionalidade para o setor.
Essa Conferência chamou a atenção das nações para o fato de que a ação humana estava causando séria degradaçãoda natureza e criando severos riscos para o bem estar e para a própria sobrevivência da humanidade. Foi marcada por uma visão antropocêntrica de mundo, em que o homem era tido como o centro de toda a atividade realizada no planeta, desconsiderando o fato de a espécie humana ser parte da grande cadeia ecológica que rege a vida na Terra.
A Conferência foi marcada pelo confronto entre asperspectivas dos países desenvolvidos e dos países em desenvolvimento. Os países desenvolvidos estavam preocupados com os efeitos da devastação ambiental sobre a Terra, propondo um programa internacional voltado para a Conservação dos recursos naturais e genéticos do planeta, pregando que medidas preventivas teriam que ser encontradas imediatamente, para que se evitasse um grande desastre. Por outrolado, os países em desenvolvimento argumentavam que se encontravam assolados pela miséria, com graves problemas de moradia, saneamento básico, atacados por doenças infecciosas e que necessitavam desenvolver-se economicamente, e rapidamente. Questionavam a legitimidade das recomendações dos países ricos que já haviam atingido o poderio industrial com o uso predatório de recursos naturais e que...
tracking img