confeencias

1132 palavras 5 páginas
RELATO – ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Aluno: Ana Cláudia Santos Silva
Tutor:______________________________________________Turma:_________
Módulo: 11 Data de Entrega:____/___/_____
Conferência: Preconceito Lingüístico
Conferencista: Marcos Bagno
Carga horária validada: ___horas.

O que é preconceito lingüístico? Quais são segundo o autor seus principais mitos?
Marcos Bagno diz que a língua é como um rio que se renova, enquanto a gramática normativa é como a água do igapó, que envelhece, não gera vida nova a não ser que venham as inundações.

O preconceito lingüístico, vem sendo alimentado diariamente pelos meios de comunicação, que pretendem ensinar o que é "certo" e o que é "errado", sem falar, é claro nos instrumentos tradicionais de ensino da língua, ou seja a gramática normativa e os livros didáticos.

Para superar os preconceitos lingüísticos, o autor começa por lembrar, catalogar e dissecar alguns mitos consagrados:

"A língua portuguesa apresenta uma unidade surpreendente" - o maior e mais sério dentre os outros mitos, por ser prejudicial à educação e não reconhecer que o português falado no Brasil é bem diversificado, mesmo a escola tentando impor a norma lingüística como se ela fosse de fato comum a todos os brasileiros. As diferenças de status social em nosso país, explicam a existência do verdadeiro abismo lingüístico entre os falantes das variedades não-padrão do português brasileiro que compõe a maior parte da população e os falantes da suposta variedade culta, em geral não muito bem definida, que é a língua ensinada na escola.

"Brasileiro não sabe português / Só em Portugal se fala bem português"- de acordo com o autor, essas duas opiniões refletem o complexo de inferioridade de sermos até hoje uma colônia dependente de uma país mais antigo e mais "civilizado". O brasileiro sabe português sim. O que acontece é que o nosso português é diferente do português falado em Portugal. A língua falada no Brasil , do ponto de vista

Relacionados

  • Aquecimento global
    1017 palavras | 5 páginas
  • saúde ocupacional
    6467 palavras | 26 páginas
  • PPA-plano plurianual
    11664 palavras | 47 páginas