Condutor retilineo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FORÇA SOBRE UM CONDUTOR RETILINIO
 
Introdução: 
Para entendermos melhor sobre essa força, vamos usar um fio de condução metálica, podendo ser tanto de cobre como de alumínio, desde que ele sejapercorrido por uma corrente elétrica.
A corrente elétrica que fica em um condutor metálico é composta por elétrons, com isso o campo magnético irá aplicar uma força magnética (f), sendo que o fio nãopoderá ser paralelos às linhas do campo B. 
Vejamos agora uma ilustração, onde aparece o sentido da força magnética em cima de um elétron. 

 
 
Direção e sentido da força magnética no fio Considerando que a força magnética possui uma direção ortogonal às linhas de indução de um campo, podemos dizer que ela também é perpendicular ao seu fio retilíneo. 
Podemos dizer que também que aforça magnética segue a regra da mão esquerda, onde o dedo polegar representa o sentido da força, o indicador representa o sentido do campo e o médio o sentido da corrente elétrica
Vejamos a ilustração: Fio paralelo às linhas de indução do campo magnético B 

Força resultante sobre um condutor de corrente 

Para entendermos melhor sobre essa força, vamos pensar em um condutor metálicoconsiderado retilíneo, que é percorrido por uma corrente elétrica, e durante seu percurso, ele atravessa a região do campo magnético, que vai do ponto M ao ponto N. 
Devemos lembrar que o fio não estáparalelo às linhas de indução do campo magnético. Com isso irá surgir uma força magnética parcial em todas as partículas que formam a corrente a corrente. 
No condutor retilíneo irá ter um trechodenominado trecho MN, e neste trecho irá ter uma força magnética resultante (Fm). Essa força significa a soma de todas as forças parciais (f). Todas elas irão ter tanto a mesma direção como o mesmo sentido.Vejamos uma ilustração onde nos mostra o segmento MN e todas as forças parciais de cada partícula que compõe a corrente elétrica. 

Vejamos: 

Onde e representa o módulo da carga elétrica...
tracking img