Condutividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Química Geral I


PRÁTICA 6 – REAÇÕES EM SOLUÇÃO AQUOSA I
PRÁTICA 7 – REAÇÕES EM SOLUÇÕES AQUOSAS II


LICENCIATURA EM QUÍMIC


PROFESSOR:














Nilópolis, 28 de Fevereiro de 2013.






INTRODUÇÃO


Muitas reações químicas que ocorrem em nós e ao nosso redor envolvem substâncias dissolvidas emágua. A água é extremamente importante para todos.Uma das mais importantes propriedades da água é a capacidade de dissolver uma grande variedade de substâncias. Assim, qualquer água presente na natureza apresenta matérias dissolvidos, que chamamos de soluções aquosas. Tecnicamente, uma solução a é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias, sendo que a substância em maior quantidade é chamadade solvente (no caso a água) e a substância em menor quantidade, de soluto.
O pH (potencial hidrogênico) é utilizado para indicar a acidez, neutralidade ou alcalinidade de soluções aquosas. Sua escala varia de 0 à 14, sendo quanto menor o índice de pH, mais ácido essa substância será. São consideradas as substâncias com pH igual à 7,0 neutro, com pH maior que 7,0 básico e pH menor que 7,0ácido.
Para ser mais prático os estudos e trabalhos onde é preciso verificar o pH das substâncias foi desenvolvido o indicador universal, que é a mistura de vários indicadores. É constituído por uma tabela de cores que vai do vermelho escuro (ácido) ao roxo (alcalino-básico) e fitas de um papel especial, que quando entra em contato com uma substância de pH desconhecido altera sua cor original,para a cor que indica o pH, obtendo o valor mais preciso do pH, quando comparado a tabela. Os ácidos e as bases têm algumas propriedades em comum. Soluções de ácido ou de bases, por exemplo, podem mudar de cor de pigmentos vegetais. Uma base pode neutralizar o efeito de um ácido e um ácido pode neutralizar o efeito de uma base.
Os ácidos e bases de Bronsted-Lowry podem ser definidos daseguinte forma: Um ácido é um doador de prótons e uma base é um aceitador de prótons. Essa teoria focaliza a transferência de um próton entre duas espécies. Porém, os conceitos de ácidos de base são mais amplos do que a simples transferência de prótons. Muitas outras substâncias podem ser classificadas como ácidos ou bases pela definição desenvolvida por Lewis. Um ácido de Lewis é um aceitador de parde elétrons e uma base de Lewis é um doador de par de elétrons. Uma base pode neutralizar um efeito de um ácido e um ácido pode neutralizar uma base. As substâncias de caráter anfótero apresentam um grupo ácido e outro básico. Eles se apresentam como sai, pelo fato de haver uma neutralização intramolecular, este fato explica o estado sólido dos aminoácidos e a solubilidade em água.
Na aulaprática realizamos experiências para observar os diversos tipos de reações químicas e observar os tipos de produtos que a mistura de reagentes são capazes de formar e compreender o papel de todas as reações que serão apresentadas. Dentre essas reações que serão apresentadas medimos o pH de alguma delas.






OBJETIVO

Verificar experimentalmente algumas reações em solução aquosa.Verificar como varia o pH das soluções aquosas em seu caráter básico, neutro ou ácido. Verificar experimentalmente algumas propriedades das funções inorgânicas.


MATERIAIS

·   12 tubos de ensaios
·   Pipeta volumétrica, 10ml
·   Pera
·   Béquer de 10 ml
·   Pinça
·   Conta-gotas
·   Fenolftaleína (C20H14O4)
·   Azul Bromotimol (C27H14Br2O5S)
·   Alaranjado de metila (C14H14N3NaO3S)
·  Tornassol azul
·   Tornassol rosa
·   Indicador universal
·   Água destilada
·   Àcido clorídrico (HCl)
·   Ácido sufúrico (H2SO4)
·   Hidróxido de sódio (NaOH)
·   Hidróxido de amônio (NH4OH)
·   Ácido acético (CH3COOH)
·   Bicarbonato de sódio (NaHCO3)
·   Sulfato cúprico (CuSO4)
·   Nitrato de prata (AgNo3)
·   Cloreto de sódio (NaCl)


PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

PRÁTICA...
tracking img