Condensador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O condensador é o componente do ciclo de refrigeração responsável por transferir o calor do sistema para o ar ou água ou para uma combinação dos dois, conhecido como condensador evaporativo. O calor é absorvido pelo evaporador e deslocado até o condensador pelo compressor.
São identificados de acordo com o fluido para o qual transferem calor.
Condensador resfriado a arTransferem o calor absorvido diretamente para o ar externo. Numa condição normal de projeto e funcionamento (carga máxima do sistema), o refrigerante está aproximadamente 14 a 16ºC mais quente do que o ar externo.

Comparado com um condensador a água, o sistema arrefecido a ar requer uma diferença maior de temperatura entre o refrigerante e o ar externo. Embora essa característica os torne menoseficientes em termos energéticos, seu projeto simples permite baixos custos de instalação e manutenção. Por essa razão é que a grande maioria dos equipamentos residenciais de até cinco TRs (60.000 Btus) e comerciais de até 50 TRs (600.000 BTus) utilizam condensadores a ar.
Com os fabricantes procurando cada vez mais fabricar aparelhos compactos, o condensador a ar, com as aletas muito próximas, retémmuita poeira, sujeira, pelos, etc.. Se não forem limpos regularmente passam a trabalhar com pressões e temperaturas de descarga muito elevadas, causa principal dos defeitos dos compressores nesses aparelhos.
Para equipamentos comerciais, torna-se necessário aumentar a circulação de ar através do condensador, devido a maior frequência de abertura de portas: isso é conseguido através de um motorforçando ar contra o aletado.
Condensador resfriado a água

Os sistemas resfriados a água fazem isso em três estágios pata transferir o calor:
• Primeiro o calor é transferido do refrigerante, no condensado, para a água que circula no mesmo;
• Depois a água é transferida de dentro do condensador para fora, através de uma tubulação e uma bomba, que a leva para a torre de resfriamento;
• Por fim, atorre de resfriamento rejeita o calor da água para o ar externo.
Embora esse sistema de condensação seja mais complicado e mais caro, além de exigir uma manutenção maior do que os sistemas resfriados por ar, ele também é mais eficiente em termos energéticos.
A temperatura do refrigerante no condensador fica aproximadamente 8ºC. Menor do nos sistemas resfriados por ar, fazendo com que ocompressor trabalhe com uma pressão menor e portanto, com um consumo de energia menor.
Em condições normais de projeto a temperatura do refrigerante no condensador é de aproximadamente 40,5ºC A temperatura de entrada de água no condensador é de aproximadamente 11ºC a menos (29,5ºC e sobre aproximadamente 5,5ºC à medida que absorve calor do refrigerante. Ela sai do condensador para a torre de resfriamentoa uma temperatura aproximada de 35ºC. Na torre é espalhada sobre muitas placas paralelas (popularmente conhecidas como colmeias ou enchimento), onde é exposta a maior quantidade de ar externo possível. Um ventilador força o ar sobre essas placas para facilitar a evaporação. Tal como num climatizador evaporativo, quanto menor a umidade do ar, maior será a capacidade dele para absorver essa águaque evaporou. É normal uma queda de 5,5ºC na água, que volta ao condensador em 29,5ºC. A água evaporada é reposta por uma conexão de entrada, ligada a uma válvula boia que mantém o nível constante na torre de resfriamento.
Existem três tipos básicos de condensadores resfriados a água:
• Tubo em tubo, também chamado às vezes de condensador de tubo duplo ou coaxial: um tubo é colocado dentro deoutro tubo maior e os lados desse tubo maior são fechados. A água circula num dos tubos, enquanto o refrigerante circula noutro. Esses condensadores tem um layout flexível. São utilizados em equipamentos com capacidade de cinco até 20 TRs.
• Carcaça e serpentina, contam com uma carcaça externa contendo uma serpentina contínua feita de tubos de água aletados. A água circula nos tubos da serpentina...
tracking img