Concreto

Páginas: 5 (1199 palavras) Publicado: 8 de junho de 2014



CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL – UNIVERSIDADE POTIGUAR - UNP
DISCIPLINA: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
TURMA: ECI-MOS 4 NA







PESQUISA SOBRE CONCRETO











MOSSORÓ - JUNHO DE 2014







RIGSTEN ALMEIDA DE MEDEIROS
CARLOS NEI LUCENA DE OLIVEIRA JUNIOR
JOHNATHAN EMANUEL P. BESSA
GIDJAHURY ALMEIDA
WILLIAM CRUZ
GUILHERME OLIVEIRAPESQUISA SOBRE CONCRETO


Relatório apresentado como exigência da disciplina de Ciência e Tecnologia dos Materiais do Curso de Engenharia Civil - UNP, ministrado pelo professor Francisco Uberlânio da Silva. Turma ECI-MOS 4 NA.



MOSSORÓ - JUNHO DE 2014
SUMÁRIO
1.RESUMO.................................................................4
2.CONCRETOCONVENCIONAL....................................5
3.CONCRETO DE ALTA RESISTENCIA INICIAL............5
4.CONCRETO LEVE ESTRUTURAL................................5
5.CONCRETO CELULAR...............................................6
6.CONCRETO RESFRIADO...........................................6
7.CONCLUSÃO............................................................8
8.BIBLIOGRAFIA........................................................91. RESUMO
1.1 O concreto é o material mais utilizado na construção civil, composto por uma mistura de cimento, areia, pedra e água, além de outros materiais eventuais, os aditivos e as adições. Nosso trabalho trata sobre a importância do concreto nas obras civis e a respeito de cada um deles. Iremos relatar também algumas curiosidades como o maisusado, suas vantagens, resistência, custo, durabilidade e qualidade final da obra. Diante deste trabalho, iremos dar atenção a os tipos de concreto; concreto convencional, Concreto de alta resistência inicial, concreto leve estrutural, concreto celular, concreto resfriado (gelado). Além disso existem vários tipos de concretos especias, como o concreto autoadensável, concreto leve, concretoposreativo, concreto translucido, concreto colorido, concreto com fibras, que são utilizados de acordo com necessidades especificas de cada projeto.




























2. CONCRETO CONVENCIONAL
2.1 Concreto convencional
Utilizado na maioria das obras civis, deve ser lançado nas fôrmas por método convencional (carrinhos de mão, gericas, gruas, etc ). Oconcreto convencional é de consistência seca e a sua resistência varia de 5,0 em 5,0MPa, a partir de 10,0 até 40,0MPa. É aplicado em obras civis, industriais e em peças pré-moldadas. As vantagens são: aumento da durabilidade e qualidade final da obra, redução dos custos da obra e redução no tempo de execução.
3. CONCRETO DE ALTA RESISTÊNCIA INICIAL
3.1 Concreto de Alta Resistência inicialO concreto de alta resistência inicial, como o nome já diz é aquele que tem a característica de atingir grande resistência, com pouca idade, podendo dar mais velocidade à obra ou ser utilizado para atender situações emergenciais. Sua aplicação pode ser necessária em indústrias de pré-moldados, em estruturas convencionais ou protendidas, na fabricação de tubos e artefatos de concreto, entreoutras.

O aumento na velocidade das obras que este concreto pode gerar traz consigo a redução dos custos com funcionários, com alugueis de formas, equipamentos e diversos outros ganhos de produtividade.

A alta resistência inicial é fruto de uma dosagem racional do concreto, feita com base nas características específicas de cada obra. Portanto, a obra deve fornecer omaior número de informações possíveis para a elaboração do traço, que pode exigir aditivos especiais, tipos específicos de cimento e adições.


4. CONCRETO LEVE ESTRUTURAL

4.1 Concreto Leve Estrutural

Os concretos leves são reconhecidos pelo seu reduzido peso específico e elevada capacidade de isolamento térmico e acústico enquanto os concretos normais têm sua densidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Concreto
  • Concreto
  • Concreto
  • Concreto
  • Concreto
  • concreto
  • CONCRETO
  • Concreto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!