Concreto pvc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O Viaduto Santa Efigênia é um viaduto localizado no centro de São Paulo, com uso exclusivamente para pedestres. Começa no Largo São Bento e termina em frente a Igreja de Santa Efigênia..
A história do Viaduto Santa Efigênia começa ainda no século XIX quando foi apresentado à Câmara Municipal um projeto de um viaduto que ligaria o Largo São Bento ao Largo Santa Efigênia. Seria osegundo viaduto a tranpor o Vale do Anhangabaú, já que já existia o Viaduto do Chá. Sua estrutura foi totalmente fabricada na Bélgica, inaugurado em 26 de setembro de 1913, pelo prefeito Raimundo Duprat. Atualmente, o viaduto é uma das principais ligações dos pontos mais altos do centro de São Paulo, passando sobre o Vale do Anhangabaú e a avenida Prestes Maia. São milhares de pessoas passando todos osdias, principalmente na hora do rush.
Seu estilo arquitetônico é o Art nouveau. Hoje o Viaduto Santa Efigênia aparece em muitos cartões postais da cidade de São Paulo.















VIADUTO SANTA EFIGÊNIA

DEFINIÇÃO

A literatura existente sobre o tema apresenta diversas definições para uma ponte. De modo geral, todas estão corretas, diferenciando-se entre si apenas pelaforma como estão redigidas.
Genericamente, ponte é toda a obra necessária para manter a continuidade de uma via quando existe algum tipo de obstáculo.
Especificamente, denomina-se ponte a obra de transposição, quando o obstáculo é constituído por água, cabendo-lhe estabelecer a ligação entre duas margens. Quando o obstáculo transposto não é constituído por água, denomina-se a obra de viaduto.PONTES METÁLICAS

As pontes metálicas surgiram no final do século XVIII, com as estruturas de ferro fundido. Com o início das ferrovias, tornaram-se necessárias grandes obras para suportar elevadas cargas, que passaram a ser erguidas com os novos materiais de construção que eram então as novidades daquela época: o ferro forjado e o aço. Começara então o período das grandes pontes tipo pênseis e emtreliças metálicas, como a ponte ferroviária sobre o Firt of Forth (1883) na Escócia, com vãos de 512m.
Com a revolução industrial e a competitividade dos produtos siderúrgicos, as pontes em aço estrutural passaram a ser largamente utilizadas a partir do final do século XIX, com destaque para as pontes pênseis. Após a segunda Guerra Mundial começaram a ser construídas as pontes estaiadas. NoBrasil, a ponte Hercílio Luz (1926), localizada em Florianópolis – SC, merece destaque na literatura técnica sobre pontes pênseis. O viaduto Santa Efigênia (1913), localizado em São Paulo, é uma estrutura metálica que se constitui um dos cartões-postais do centro da cidade.


HISTÓRIA

Constituiu-se num marco de São Paulo, o objetivo da sua construção era facilitar o trânsito dos carros ecarruagens que enfrentavam a difícil ladeira da Avenida São João, além de melhorar o trânsito dos bondes que subiam a Rua São bento e a Rua XV de Novembro, e que contariam, a partir de então, com uma ligação mais eficiente entre os dois lados do Anhangabaú. Atualmente, o viaduto serve exclusivamente como área de passagem para pedestres.
Diversas variantes políticas tiveram influencia na sua construção.A história desse viaduto se inicia por volta de 1890.
Consta ter sido idealizado por Francisco da Cunha Bueno e Jayme Serra, que obtiveram naquele ano, a licença do Conselho de Intendentes, para a sua construção. A obra não foi iniciada e o contrato foi cancelado.
Em março de 1893 a Câmara autorizou a desapropriação do terreno entre o Mosteiro de São Bento e a Cia Paulista de Vias Férreas eFluviais, para ser executada a obra.
Novo contrato e novas interferências não permitiram a sua realização.
Em 1904, o vereador Oswaldo Nogueira de Andrade, solicitou estudos e orçamentos para a construção do viaduto com 300 metros, tendo sido a Prefeitura autorizada a levantar os fundos necessários.
Mais uma vez, nada se conseguiu até que em 1906. Os vereadores Candido Motta e Urbano Azevedo, por...
tracking img