Concreto celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2901 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O concreto celular é um produto que, apesar de suas excelentes vantagens no uso como isolante térmico de baixo peso específico, ainda vem sendo pouco utilizado na indústria da construção civil. O concreto celular é basicamente formado por bolhas de ar ou gás em matriz sólida, geralmente cimentícia e podem ser incorporados à matriz por processos químicos ou mecânicos. Na fabricaçãodo concreto celular espuma-cimento, são consumidos aproximadamente sete sacos de cimento por metro cúbico, dosagem recomendada pelo fabricante do aditivo incorporador de ar no Brasil. Esta alta proporção do cimento Portland onera bastante o custo da produção e também causa um elevado grau de fissuração, devido às altas taxas de retração.
O concreto celular também pode se usado como isolanteacústico, superfície corta-fogo, enchimento de lajes com rebaixos, reabilitação de pisos em construções antigas, camadas de regularização de lajes de impermeabilizações, bases de pistas de auto-estrada, aeroportos e estradas de ferro, e até como solução alternativa na área geotécnica como substituição e/ou reforço de solos pobres.

DEFINIÇÃO

Desenvolvido na Suécia nos anos de 1920, o concretocelular autoclavado (CCA) é um tipo de concreto de peso leve geralmente pré-moldado em forma de bloco que é curado sob pressão elevada dentro defornos especiais chamados autoclaves. Embora o concreto celular autoclavadotenha sido usado com sucesso em grande parte do mundo desde o fim dasegunda guerra mundial, no Brasil o material ainda é pouco difundido, tomandosó agora destaque entre osconstrutores.O CCA, também conhecido como concreto aerado autoclavado, éproduzido com material muito fino geralmente mistura de cal e areia silicosa. Oque faz o CCA diferente do concreto agregado de peso leve é que o CCAcontém milhões de células microscópicas que são geradas durante o processoindustrial. Além disso, CCA difere de muitos outros concretos porque pode ser perfurado, serrado, pregado, ouatarraxado usando ferramentas de carpintariaconvencionais.

CONCEITO

Concreto celular é um tipo de concreto produzido através da mistura de cimento, cal e areia (componentes comuns da argamassa) com pó de alumínio que, através de cura, se expande formando poros. O resultado é um material de construção leve que pode ser usado em vedações verticais, como alternativa para reduzir a geração de entulho eo desperdício de material em geral e para um desempenho melhor com relação a conforto acústico e conforto térmico. Na verdade, é uma argamassa a qual são introduzidas micro-bolhas de ar, através de espuma líquida que são geradas por um equipamento próprio gerador de espuma. As densidades variam de 600 a 1800 kg/m³. Devido à porosidade, sua aplicação não é aconselhável em concretos estruturais.Geralmente é usado em enchimentos e regularização de lajes. Nos casos de enchimentos, onde não haverá acesso de pessoas ou qualquer esforço mecânico poderá ser utilizado o concreto celular até a densidade de 1100 kg/m³. Densidades de 1200 a 1800 kg/m³ já possuem alguma resistência mecânica (2,0 a 7,0 MPas), o suficiente para o suporte de pessoas e objetos, normalmente utilizado para regularização delajes, sem incrementar muita sobrecarga nas estruturas. Poderá ser utilizada, também, em paredes estruturais, proteção para impermeabilização, câmaras frigoríficas, etc, sendo um excelente isolante térmico.

VÁRIAS FÓRMULAS

Embora várias fórmulas sejam usadas para o CCA industrial, asmatérias-primas básicas são cimento Portland, pedra calcária, pó de alumínio,água, e uma proporção grande deareia de silica-rica (areia silicosa) ou cinzasvolantes. Uma vez que as matérias-primas estão misturadas em uma pasta ecolocadas em moldes engraxados, o pó de alumínio reage quimicamente paracriar milhões de bolhas minúsculas de gás de hidrogênio. Estas célulasmicroscópicas, inconexas fazem o material se expandir para quase duas vezesdo seu volume ± similar ao processo de fermentação da massa...
tracking img