Concreto aparente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCRETO APARENTE
Baron, Jéssica Rafaeli¹

RESUMO

Antes dos principais materiais da construção civil já conhecidos, concreto, ferro e aço, já utilizava-se materiais como a madeira e a pedra, na necessidade de aliar resistência e durabilidade surgiu o concreto. Em 1924 Joseph Aspadin patenteou a produção de cimento Portland, chamando-o assim pois suas características eram muito próximas aocalcário das Ilhas Portland. Após a segunda guerra mundial houve um grande desenvolvimento do concreto aparente, devido a necessidade de reconstruir os danos provocados por essa guerra, ao menor custo e no menor tempo. Com essa necessidade surgiu uma nova expressão arquitetônica, o Brutalismo, este concedeu ao concreto armado sua exposição, ou seja, sem a presença de revestimento. Entre osconcretos mais utilizados, está o cimento Portland branco, que com adição de pigmentos resulta em concreto com várias tonalidades.

Palavras-chaves: Concreto Aparente. Cimento Portland Branco. Pigmentos. Concreto autolimpante.

1. INTRODUÇÃO

Antes do concreto, ferro e o aço o primeiro material utilizado em construções foram os disponíveis na natureza como a pedra natural e a madeira. Omaterial considerado ideal para as construções é aquele que apresenta conjuntamente as qualidades de resistência e durabilidade. Entretanto, a pedra tem durabilidade elevada e resistência a compressão, mas com baixa resistência a tração, já a madeira tem razoável resistência mas pouca durabilidade.

O concreto aliou a durabilidade da pedra com a resistência do aço, com as vantagens do materialcomposto poder assumir qualquer forma e proteger o aço da corrosão. Os "materiais cimentícios" possibilitou a construção de edificações e todas as principais obras de que o homem necessita para viver, como por exemplo as habitações, fortificações, aqueduto, barragens, obras sanitárias, pontes, rodovias, entre outros.

Como tudo com o passar do tempo evoluiu, não foi diferente com oconcreto. Antes o que precisava de um revestimento de argamassa, hoje não se faz mais necessário. É o caso concreto colorido, que por si só já é material de acabamento. No concreto aparente, além das preocupações com a resistência, a durabilidade e a aparência devem ser incluídas como suas qualidades essenciais.

1. JUSTIFICATIVA

O concreto é um dos mais antigos materiais estruturais daarquitetura. Ao longo dos anos a única preocupação com sua eficiência era em relação de sua resistência, por razões de natureza técnicas da construção sua superfície sempre ganhava revestimento. Porém a praticidade nos leva a aliar a resistência e a estética, como acontece com o concreto aparente, ainda pouco conhecido. Há poucas pesquisas sobre o concreto aparente e adições de pigmentos, assim surge anecessidade de pesquisa, pois esse tipo de construção exige estudos para que se possa manter as qualidades de resistência e durabilidade mesmo quando exposto ao ambiente.

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

Compreender o comportamento do concreto aparente na construção civil como meio arquitetônico.

1.2.2 Objetivos específicos

-Analisar o uso de concreto aparente ao longo dahistória;

-Compreender sua utilização como acabamento final;

-Demonstrar suas vantagens e suas desvantagens.

2. CONCRETO APARENTE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Macedo (2010), em relação ao concreto aparente, alerta “A escolha do concreto aparente deve ser feita levando-se em conta, dento outros, o objetivo estético, fator econômico, resistência e durabilidade, requisitos dedesempenho, disponibilidade de mão de obra e materiais”.


2.1 A EVOLUÇÃO DO CONCRETO

O material mais usado em construção é o concreto, feito com a mistura de cimento com areia, pedra e água. O concreto vem sendo utilizado em maior escala do que o aço, em muitos países o consumo de concreto é 10 vezes maior que o aço. (Branauer; Copeland apud MEHTA, MONTEIRO, 1994)

Segundo...
tracking img