Concreto alto desempenho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Introdução a Engenharia Civil

Edifícios Inteligentes





Equipe:

Alessandro Assis

Ezi

Marcelo Medrado

Rafael Athayde

Rafael Souza

Renato Santana

Salvador – BA

Maio / 2010

[pic]



UNIFACS

Departamento: DEAR

Curso: Engenharia Civil

Disciplina: Materiais de Construção

Professor: Carlos Gantois.

Titulo: Dosagem de CAD.

Autores:Alessandro Assis, Ezi, Marcelo Medrado, Rafael Athayde, Rafael Souza e Renato Santana.





















Salvador – BA

Maio / 2010


SUMÁRIO



1.0 OBJETIVOS 3

2.0 INTRODUÇÃO 4

3.0 FUNDAMENTOS DO CAD 8
4.0 EXPERIMENTO X
5.0 CONCLUSÃO X

6.0 BIBLIOGRAFIA X






1.0 OBJETIVOS


Apresentar os conceitos deConcretos de alto desempenho, mostrando um pouco do histórico, detalhando o processo de dosagem, classificando os matérias mais utilizados, assim como os ensaios de abatimento e compressão.
O experimento demonstrado busca facilitar o desenvolvimento dos estudantes de engenharia civil.

2.0 INTRODUÇÃO



O concreto de alto desempenho foi lançado em meados dos anos 60. Naquela época, era comumpela industria de construção, o uso de concreto com resistência a compressão de 15 a 30 MPa.

Em Chicago, no inicio dos anos 60, o concreto de alta resistência começou a ser usado em escala significativa em estruturas importantes. Projetistas e produtores de concreto pediam permissão ao proprietário da obra para incluir (sem custo adicional) uma ou duas colunas feitas de concreto experimentaltendo resistência a compressão de 10MPa a 15MPa acima daquele que os projetistas haviam já selecionado para as colunas principais. Com essa experiência, ficou provado que era possível fazer, entregar e lançar um concreto com resistência a compressão de 10MPa a 15MPa maior do que era comumente usado, sem qualquer dano ao projeto em construção. Em 10 anos, a resistência a compressão máxima do concretousado em edifícios de grande altura na área de Chicago subiu de 15 a 20MPa para 45 a 60MPa.

Porem, as resistências a compressão pararam de crescer em torno dos 60MPa por conta de deficiência técnica, que só poderia ser superada com a disponibilidade de novos materiais.

Os primeiros cimentos utilizados para fazer concretos de alta resistência foram os tipo I e II, preferivelmente o “tipo IImodificado”, que tem uma baixa atividade reológica, mas um bom ganho de resistência (tipo I). Com intenções de minimizar o problema de perda de abatimento, os fornecedores de concreto substituíram uma curta quantidade de cimento portland por cinza volante de alta qualidade. Essa ação fazia com que a demanda de água e a perda de abatimento se reduzisse, em muitos casos permitindo a o fatorágua/aglomerante(a/a) diminuir mais do que o suficiente para compensar as perdas de resistência inicial causadas pela substituição do cimento.

A amostragem de concreto de alto desempenho com um cuidado excepcional( usando moldes de aço), com o intuito de não perder MPa de resistência potencial a compressão como resultado da técnica de amostragem.

No final dos anos 60 os superplastificantes passaram aserem usados pela primeira vez no concreto. Esse ocorrido aconteceu quase que simultaneamente no Japao e na Alemanha. Os primeiros superplastificantes foram criados em 1938, mas não eram utilizados por conta do seu alto custo e , por sua falta de necessidade, já que na época os lignossulfonatos eram tão baratos e o seu nível de desempenho era considerado bem satisfatório para concretos de 15MPa a25MPa.

A principio os superplastificantes eram aplicados como fluidificantes, mais do que como redutores de água. Eles servem para fluidificar concretos que já continham redutores de aguao com base em lignossulfonatos introduzidos durante a mistura inicial nas centrais de concreto.

Durante os anos 80, foi-se aumentando a dosagem desses superplastificantes, pouco a pouco. Atraves dessa...
tracking img