Concessoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pacotes de concessões .
Recentemente o governo lançou um pacote de concessões para destravar os investimentos em infraestrutura. As chamadas PPP’s, Parcerias Público Privadas,tendem a otimizar os investimentos e retrair custos do próprio governo. Num primeiro momento o foco principal são as rodovias, ferrovias e portos. Em relação as rodovias a expectativaé um aumento significativo no portfólio a disposição para serem leiloados à iniciativa privada. O setor que demanda maior urgência é o de portos, com prazos para se esgotarem aindaem 2012.
As concessões e parcerias entre governo e empresas são as formas mais fáceis e vantajosas para ambos os lados, pois através de isenções, incentivos fiscais, empresasprivadas conseguem contratar mais, produzir em maior escala, consequentemente obter maior lucro. O governo diminui um pouco na arrecadação mas ganha na tributação das empresas.
O pacoteaprovado tende a melhorar e muito a competitividade do país, melhoria em infraestrutura reduz significativamente custo para as empresas. As concessões beneficiam as empresas pois asmesmas tem incentivos e conseguem tomar creditos com juros baixos destinados ao investimento e prazo de carência maior. O que faz com que a empresa consiga executar as obras commenor grau de alavancagem.
As concessões do setor elétrico após frustradas tentativas de leilões ficaram em segundo plano, mas evidente que estão nas metas do governo.
Os riscos sãoo aumento do ônus para a empresa devido a falta de demanda. Os benefícios são as garantias eventualmente acordadas entre instituições financeiras que não sejam controladas pelopoder público e empresas.
Contudo, as parcerias entre governo e iniciativa privada fortalecem a economia e beneficiam as empresas. Tanto no lado fiscal, quanto no lado monetário.
tracking img