conceitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Ludicidade
Refere-se à forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de músicas, jogos, brincadeiras e movimentos espontâneos como a dança. O intuito é ensinar e educar sedivertindo, através de interações com os outros.
Vygotsky (1896 -1934)
Lev Semenovitch Vygotsky foi um cientista bielo-russo. Formou-se em Direito, História e Filosofia. Pioneiro na área sobre odesenvolvimento intelectual da criança.
Piaget
Jean William Fritz Piaget foi um dos nomes mais influentes nomes no campo educacional. Revolucionou o modo de encarar a aprendizagem infantil, demonstrando queelas constroem seu próprio conhecimento. Ele era biólogo e nunca atuou como pedagogo.
Função educacional da ludicidade
As crianças sentem prazer em participar de atividades divertidas. As brincadeirastrabalham a interação social da criança e tem como objetivo uni-las. Testam suas habilidades físicas e motoras disciplinar. Envolve também a memória, a atenção e a concentração.
Kishimoto
ParaKishimoto, o primeiro passo para a educação é descobrir os interesses da criança, seus gostos, suas percepções e o seu conhecimento prévio. Através de brincadeiras as crianças evidenciam esses interessesproporcionando condições para novas aprendizagens.
Mas para que o jogo possa ser utilizado como recurso pedagógico precisa ter significado para a criança, sendo contextualizado. O professor tambémprecisa equilibrar a função lúdica e a função educacional para que a atividade não se torne apenas uma brincadeira ou apenas um ensino.
Contribuições de Vygotsky
- Seus estudos sobre a zona dedesenvolvimento proximal transformam o professor em um mediador no processo de construção do conhecimento e o jogo em um elemento que atua nessa zona, ou seja, através de brincadeiras a criança constrói seupróprio conhecimento e o professor o auxilia nesse processo.
- para Vygotsky, “o brincar da criança é a imaginação em ação”. Através de seu imaginário, as crianças realizam desejos e se desprendem...
tracking img