Conceitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de:
Conhecimento: Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair uma determinada ideia ou a noção de alguma coisa. Conhecimento também inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias,princípios, procedimentos e outros, e o estudo do conhecimento é chamado de gnoseologia, ou seja, aqui que se sabe de algo ou alguém. Para falar de conhecimento, é necessário falar sobre dados e informações,dados é uma mistura de códigos e informação é o resultado do processo de manipulação desses dados, assim, o conhecimento pode ser considerado uma informação com uma utilidade.

Informação: Ainformação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenômeno ou evento. A informação permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racionalé a base do conhecimento.
Como tal, outra perspectiva indica-nos que a informação é um fenômeno que confere significado ou sentido às coisas, já que através de códigos e de conjuntos de dados, formaos modelos do pensamento humano. Existem diversas espécies que comunicam entre si através da transmissão de informação para a sua sobrevivência; a diferença para os seres humanos reside na capacidadede criar códigos e símbolos com significados complexos, que conformam a linguagem comum para o convívio em sociedade.
Os dados são percepcionados através dos sentidos e, uma vez integrados, acabam porgerar a informação necessária para produzir o conhecimento. Considera-se que a sabedoria é a capacidade para julgar corretamente quando, como, onde e com que objetivo se aplica o conhecimentoadquirido.
Os especialistas afirmam que existe uma relação indissolúvel entre a informação, os dados, o conhecimento, o pensamento e a linguagem.
Ao longo da história, a forma de armazenamento e o acesso àinformação foram variando. Na Idade Média, o principal patrimônio encontrava-se nas bibliotecas dos mosteiros. A partir da Idade Moderna, graças ao nascimento da imprensa, os livros começaram a...
tracking img