Conceitos b sicos de Termodin mica manucho

3637 palavras 15 páginas
Objectivos do trabalho
O trabalho tem por objectivo expor, explicar e deixar espairecer claramente informações, duvidas, exercícios, equações, historia sobre conceitos básicos da termodinâmica, I e II princípios da termodinâmica, na qual tratamos dos movimentos (trocas, transferências) de energia.

Conceitos basicos da ternodinamica
Definicao
A termodinâmica é o ramo da física que se dedica ao estudo das relações entre o calor e as restantes formas de energia. Na qual analisa, por conseguinte, os efeitos das mudanças de temperatura, pressão, densidade, massa e volume nos sistemas a nível macroscópico.
Desenvolvimento
A base da termodinâmica é tudo o que diz respeito à circulação da energia, um fenómeno capaz de incutir movimento aos corpos. De acordo com a primeira lei da termodinâmica, conhecida como sendo o princípio de conservação da energia, se um sistema trocar calor com outro, a sua própria energia interna irá mudar.
O calor, neste sentido, é a energia necessária que deve trocar um sistema para compensar as diferenças entre o trabalho e a energia interna.
Entre os processos termodinâmicos, destacam-se:
Processo isobárico: ocorre a pressão constante
Processo isocórico: ocorre a volume constante (também chamado isométrica / isovolumétrico)
Processo isotérmico: ocorre a uma temperatura constante
Processo adiabático: ocorre sem perda ou ganho de energia como calor
Processo isentrópico: um processo reversível adiabático ocorre a uma entropia constante, mas é uma idealização de ficção. Conceitualmente, é possível realizar fisicamente um processo que mantém a entropia do sistema constante, permitindo a remoção sistemática controlada de calor, por condução para um corpo mais frio, para compensar a entropia produzida dentro do sistema de trabalho feito irreversível no sistema. Tal conduta isentrópica de um processo chamado parece para quando a entropia do sistema é considerada como uma variável independente, por

Relacionados