Conceitos manifesto comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-DIALÉTICA
É o choque de ideias entre o proletariado e os burgueses.
“A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado.”
-MATERIALISMO HISTÓRICO
A evolução se deu devido à luta de classes, desde as sociedades mais remotas. Essa luta de um tentando superar o outro teria levado à evolução e aoprocesso em que se encontravam.
A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas das classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e oficial, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ore franca, ora disfarçada, uma guerra que termino sempre, ou por umatransformação evolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das suas classes em luta.”
-MODO DE PRODUÇÃO
Forma de organização socioeconômica do Estado. É constituído pelo objeto sobre o qual se trabalha por todos os meios de trabalho necessários à produção, como os instrumentos, as maquinas, as fabricas, etc.
“A burguesia só pode existir com a condição de revolucionar incessantemente osinstrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas as relações sociais. A conservação inalterada do antigo modo de produção constituía, pelo contrário, a primeira condição de existência de todas as classes industriais anteriores.”
-MEIOS DE PRODUÇÃO
Meios de produção seria os bens necessários à produção, como instalações (edifícios, armazém, etc...), os instrumentosutilizados (ferramentas, maquinas, etc...), os objetos de trabalho (matéria prima, fontes de energia) e o meio de transporte. Todos esses meios foram monopolizados pela burguesia.
“Sujeição das forças da natureza pelo homem, maquinarias, aplicação da química na indústria e na agricultura, navegação a vapor, estradas de ferro, telégrafos, remoção do cultivo de continentes inteiros, canalização derios populações inteiras brotando na terra como por encanto.”
- RELAÇÕES SOCIAIS DE PRODUÇÃO
Relações entre os proprietários e os não proprietários, ou seja, burgueses e proletariado.
“Na Roma antiga encontramos patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade Média, senhores, vassalos, mestres, companheiros, servos; e, em cada uma destas classes, gradações especiais. A sociedade burguesamoderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classe. Não fez senão substituir novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta às que existiram no passado.”
-LUTA DE CLASSES
Confronto entre os opressores (burguesia) e oprimidos (proletariados) devido à exploração feita pelos burgueses, o que acaba criando um sentimento de revolta nosproletariados. Segundo Marx começou após a criação da propriedade privada.
"A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas da classes.”
-ALIENAÇÃO
O trabalho escraviza o homem. Ele é julgado pelo que tem e não pelo que é, além de não ser reconhecido no produto de seu trabalho.
“O crescente emprego de máquinas e a divisão do trabalho, despojando o trabalho dooperário de seu caráter autônomo, tiraram-lhe todo atrativo. O produtor passa a um simples apêndice da máquina e só se requer dele a operação mais simples, mais monótona; mais fácil de apreender. Desse modo, o custo do operário se reduz, quase exclusivamente, aos meios de manutenção que lhe são necessários para viver e procriar.”
-MAIS-VALIA
A mais-valia é a diferença entre o quanto vale otrabalho do operário e o salario dele. Essa diferença caracteriza o lucro obtido pelo burguês.
“Mas, o trabalho do proletário, o trabalho assalariado cria propriedade para o proletário? De nenhum modo. Cria o capital, isto é, a propriedade que explora o trabalho assalariado e que só pode aumentar sob a condição de produzir novo trabalho assalariado, a fim de explorá-lo novamente.”
-INFRAESTRUTURA...
tracking img