Conceitos energeticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Energia, no contexto da sociedade humana, geralmente é a denominação dos recursos energéticos, e muito frequentemente refere-se normalmente a substâncias como combustíveis e eletricidade.




Energia Renovável

A energia renovável é aquela que provem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e calor, que são renováveis. As energias renováveis são consideradasenergias alternativas ao modelo energético tradicional, tanto pela sua disponibilidade garantida (diferente dos combustíveis fósseis que precisam de milhares de anos para a sua formação) como pelo seu menor impacto ambiental.

Energia Não-Renovável

Recursos energéticos não-renováveis são aqueles que, quando utilizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza, a um prazo útil.Tanto os combustíveis fósseis como os nucleares são considerados não renováveis, pois a capacidade de renovação é muito reduzida comparada com a utilização que deles fazemos. As reservas destas fontes energéticas irão ser esgotadas, ao contrário das energias renováveis.

















Biomassa

Biomassa é o termo que define os derivados recentes de organismos vivosutilizados como combustíveis ou para a sua produção. Na definição de biomassa para a geração de energia excluem-se os combustíveis fósseis, mesmo estes também sendo derivados da vida vegetal ou animal. Isso se deve ao fato deles serem resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem, enquanto a biomassa é resultado de um processo imediato. Por conta desses fatores abiomassa pode considerar-se um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não.
A biomassa é utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens sãoo fato de ser barata, renovável, permitir o reaproveitamento de resíduos e ser menos poluente que outras formas de energias como as que são obtidas a partir de combustíveis fósseis.
A queima de biomassa provoca a liberação de dióxido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido absorvido pelas plantas que deram origem ao combustível, o balanço de emissões do gás carbônico é nulo.Eólica

A energia eólica é usada desde a antiguidade para mover os barcos a velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água. Os moinhos foram usados para fabricação de farinhas e aindapara drenagem de canais.
Atualmente utiliza-se a energia eólica para mover aero geradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm o formato de um cata-vento ou de um moinho. Seu movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. Precisam agrupar-se em parques eólicos, para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usadosisoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão.
A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, limpa e auxilia na redução do efeito estufa.
Apesar de ser uma fonte de energia popularmente considerada cara, o custo da geração de energia eólica tem caído rapidamente nos últimos anos, eessa queda de custos deve continuar com a ascensão da tecnologia de produção de grandes aero geradores.






















Hidráulica


A energia hidráulica é obtida a partir de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d'água. Pode ser...
tracking img