Conceitos em gerenciamento de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2813 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
MPA-GP – MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO – GESTÃO DE PROJETOS

Conceitos em Gerenciamento de Projetos

Prof. Dr. Roque Rabechini Jr.
Prof. Dr. Milton Freitas Chagas Jr.

Rubens Carlos de Jesus Filho
RA: 611100193

RESENHA

Identificação: Aula 2
Parte I – Construindo Competências para Gerenciar Projetos: Teoria e Casos – Marly Monteiro de Carvalho eRoque Rabechini Jr. CAP. 1 e 5
Serão abordados, no Cap.1, o conceito de projeto, suas características e peculiaridades de seu gerenciamento e, no Cap.5, os processos e suas áreas de conhecimento, além de considerações sobre o ciclo de vida em projetos.

Capítulo 1, o que é projeto?
Gerenciar projetos faz parte de nossas vidas costumeiramente, mesmo que não percebamos. Fazemos isso em buscade um novo emprego, uma certificação, uma viagem de negócios ou de lazer, entre outros. Entretanto, nem sempre conseguimos realizar estes projetos com sucesso, pois, podemos ser surpreendidos com o tempo, os recursos monetários, disponibilidade e empenho e acabamos por priorizar, adiar ou abandonar um ou outro, além de, algumas vezes, fracassarmos durante a execução por falta de recursos,negociação ou comprometimento. Nas empresas, isto também ocorre, mas, com menos intuição e mais estrutura.

Existem muitas definições de projeto e uma das mais utilizadas é:
“Um projeto é uma organização de pessoas dedicadas que visam atingir um propósito e objetivo específico. Projetos geralmente envolvem gastos, ações ou empreendimentos únicos de altos riscos e devem ser completados numa certa data porum montante de dinheiro, dentro de alguma expectativa de desempenho. No mínimo, todos os projetos necessitam de ter seus objetivos bem definidos e recursos suficientes para poderem desenvolver as tarefas requeridas” (TUMAN, 1983).
Conforme apontado no texto acima, todo projeto tem um começo e fim definidos, mas, isso não quer dizer que tenha curta duração. Eles podem ter uma duração de semanas aanos. Além disso, os resultados obtidos com um projeto podem permanecer por um longo período de tempo após sua conclusão, como exemplo, uma usina hidrelétrica que uma vez entregue (projeto concluído) permanece gerando eletricidade.
Podemos destacar que um projeto inicia com poucas informações em seu escopo e torna-se mais detalhado, claro e explícito conforme se desenvolve, permitindo que osparticipantes compreendam seus objetivos.
Dois pontos importantes a serem contextualizados são o fato de que projeto e outra operação têm diferenças básicas, pois, enquanto o primeiro é único e temporário, o segundo é repetitivo e sem um fim determinado (rotineiro) e seus objetivos também são distintos, pois, enquanto a operação tem como objetivo suportar o negócio, o projeto é concluído quando seuobjetivo é alcançado. Por esta razão é que projetos são tratados de forma distinta quanto ao gerenciamento, habilidades, técnicas e ferramentas específicas.
Podemos afirmar, desta forma, que Processos são as operações rotineiras que mantém o status da organização e Projetos são únicos e temporários e que alteram o status da organização.
Para executar um projeto, o que nós gerenciamos, então?PROCESSOS!!!!
Estes processos estão relacionados em todas as áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos e fazem parte das fases de planejamento, organização, supervisão e controle durante um processo contínuo para alcançar seus objetivos, conforme definição da norma ISO 10006. É necessária uma atenção especial no que tange a administração das restrições de escopo, prazo e custo, pois, estebalanceamento afeta diretamente a qualidade do projeto (PMI, 2004).
Ainda no tópico conceito, os autores Pinto e Sleven (1987) consideram sucesso na implementação de um projeto se os critérios, como: tempo, custo, eficácia e satisfação do cliente são atendidos. Entretanto, Carvalho & Laurindo (2003) destacam que avaliar a eficiência é um tema controverso além da resistência ao uso de...
tracking img