Conceitos de monopolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
NOME: ANDERSON LUIZ DE FREITAS

DISCIPLINA: ECONOMIA

MONOPOLIO EXEMPLOS:

PETROBRAS E ELETROBRAS.

Estas duas empresas de tem monopólios no pais a nas áreas de energia uma voltadaà exploração de petróleo e seus derivados e a outra de tem a distribuição de energia elétrica no pais.

Ambas influenciam diretamente no mercado influenciando nos preços de seus propiosprodutos, mas também na economia do mercado onde atuam com influencia direta nos preços de demais produtos do mercado aumentando ou diminuindo o consumo dos mesmos.

OLIGOPOLIO EXEMPLOS:CLARO E FORD.

Estas empresas tem grande concorrência no mercado em que atuam onde oferta e procura são muito grandes e existe forte concorrência no mercado.

Ambas têm influencia nomercado através da livre concorrência trazendo ao mercado promoções e produtos inovadores buscando atender a grande demanda de clientes existentes influenciando no aquecimento do mercado einjetando dinheiro na economia.

MONOPSÔNIO EXEMPLOS:

EATON NA REGIÃO DE VALINHOS E RGE NA REGIÃO SUL.

Estas empresas de tem o monopólio de determinado produto na região onde atuamconcentrando para si toda a mão de obra local.

Tem influencia no mercado econômico por serem a única fornecedora de determinado produto ou serviço detendo toda a demanda destes nãopossibilitando a concorrência e com isso a livre oferta de mercado e de redução de preços.

OLIGOPSÔNIO EXEMPLOS:

DIFERRO NA REGIÃO DE CAXIAS E MARCOPOLO NA REGIÃO DE CAXIAS.

Sãoempresas que consomem toda a oferta de produtos oferecida pelos seus fornecedores criando no mercado em que atuam um alto índice de oferta.

Estas empresas influenciam diretamente no mercadolocal que atuam com a geração de novas empresas buscando lhes fornecer produtos e serviços e com isso gerando maior riqueza a região e aumentando o poder de compra das pessoas daquela região.
tracking img