Conceitos de economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS DE ECONOMIA

1.1 – Recursos Limitados e Necessidades Ilimitadas
A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Entretanto, poderia se perguntar, o porquê da escassez. Aescassez existe porque as necessidades humanas a serem satisfeitas através de bens (alimentos, roupas, etc.) e serviços (transporte, assistência médica) são ilimitadas, ao passo que os recursosprodutivos (máquinas, equipamentos, terras agricultáveis, matérias-primas, etc.) são insuficientes para produzir o volume de bens necessários para satisfazer as necessidades de todos.

O fenômeno daescassez está presente em qualquer sociedade, seja ela rica ou pobre. Em países mais desenvolvidos como nos Estados Unidos e na Suécia, a escassez não é tão grave quanto nos países pobres como a Somália ea Etiópia, onde sequer as necessidades básicas da população são satisfeitas.

Do confronto entre as necessidades ilimitadas e a limitação de recursos produtivos decorre a necessidade da escolha. Ouseja, já que não se pode produzir tudo o que as pessoas desejam, as sociedades precisam decidir quais bens serão produzidos e quais as necessidades serão atendidas.

As necessidades sãoclassificadas em:

* Necessidades Vitais ou Primárias: visam a conservação da vida. Por exemplo, os alimentos e o vestuário.
* Necessidades Civilizadas ou Secundárias: visam aumentar o bem-estar do indivíduoe variam no tempo, segundo o meio cultural, econômico e social.

1.2 – Definição de Economia
A economia estuda a forma pela qual os indivíduos e a sociedade fazem suas escolhas e tomam decisões,para que os recursos disponíveis, sempre escassos, possam contribuir da melhor maneira possível para satisfazer as necessidades individuais e coletivas da sociedade.

1.3 – A Microeconomia e aMacroeconomia
A microeconomia é a parte da economia que ocupa-se da análise do comportamento das unidades econômicas, como as famílias, os consumidores e as empresas, preocupando-se com a formação de...
tracking img