Conceitos da sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O trabalho será baseado em pesquisa investigativa de doze conceitos que fazem parte da linguagem da Sociologia.

1.Mobilidade Social: Mobilidade social significa o fenômeno em que um indivíduo (ouum grupo) que pertence a determinada posição social transita para outra, de acordo com o sistema de estratificação social.
2. Estratificação Social: Podemos definir corretamente o termoestratificação social como: um tipo de estrutura social que dispõe o indivíduo, com suas posi.
3. Ação Social: Na sociologia, ação social refere-se a qualquer ação que leva em conta ações ou reações de outrosindivíduos e é modificada baseando-se nesses eventos.
4. Fato Social: O fato social é um produto da vida em sociedade, ou seja, a nossa organização social se dá de acordo com os fatos sociais
5. PapelSocial: papel social define o conjunto de normas, direitos, deveres e explicativas que condicionam o comportamento dos indivíduos junto a um grupo ou dentro de uma instituição.
6. Socialização:Chama-se socialização ou sociabilização ao processo através do qual os indivíduos aprendem e interiorizam as normas e os valores de uma determinada sociedade e de uma cultura específica.
7. StatusSocial: O estatuto social ou status social é o "posto", a honra ou o prestígio anexados a posição de alguém na sociedade.
8. Movimentos Sociais: conceito de movimento social se refere à ação coletiva deum grupo organizado que tem como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico.
9. Relação Social: refere-se aorelacionamento entre indivíduos ou no interior de um grupo social.
10. Desigualdade Social: Fala-se em desigualdade social quando numa determinada sociedade, alguns grupos sociais se encontram emsituaçõesque se julgam mais vantajosas do que outras. Portanto, a desigualdade é uma diferença que os indivíduos e grupossociais julgam segundo escalas de valor.
11. Controle Social: Controle social pode...
tracking img