Conceito de sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DE SOCIOLOGIA

Entre muitas definições de Sociologia, selecionamos uma por ser completa e fácil de entender:
“A Sociologia é uma das Ciências Sociais. Seu objetivo mais amplo é descobrira estrutura básica da sociedade humana, identificar as principais forças que mantêm os grupos unidos ou que os enfraquecem e verificar que condições transformam a vida social”
(BROOM, Leonard &SELZNICK, Philip. Elementos de Sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1979, p. 2)

A análise da definição citada permite-nos chegar a três idéias importantes:
1. A Sociologia é umaciência, ou seja, trata-se de um conjunto de conhecimentos sistemáticos, baseados na observação e na pesquisa objetiva dos fatos sociais e não em crenças preconcebidas ou sentimentos subjetivos arespeito dos mesmos fatos: “um sociólogo pode ter sentimentos e crenças bem determinados acerca de como a sociedade deve organizar-se ou tratar a algum de seus membros, porém não são estes sentimentos oucrenças que definem essa pessoa como sociólogo. Como profissional, um sociólogo tem a obrigação de relatar e analisar objetivamente tudo o que constitui a vida em grupo (como a vida em família, asclasses sociais ou as comunidades) e seus derivados (valores, tradições, costumes)”
(COHEN, Bruce. Sociologia Geral. São Paulo: McGraw-Hill, 1980, p. 1)

2. A Sociologia é uma ciência que tem por tempor objeto de estudo a sociedade humana, sua estrutura básica, a coesão e a desintegração dos grupos, a transformação da vida social. A Sociologia mostra-nos que não basta um conjunto de indivíduospara que tenhamos uma sociedade. É preciso que esses indivíduos interajam, se relacionem, convivam, tenham interesses comuns, vivam de acordo com normas comuns.

3. Dependendo dos fatos sociais queestuda e da forma como os estuda, a Sociologia pode ter pelo menos duas concepções: de um lado, a concepção que dá mais importância ao fato social como estanque, pronto e acabado, enfatizando a...
tracking img