Conceitoeconomia

6184 palavras 25 páginas
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Ao ler um jornal, ouvir notícias pelo rádio ou assistir um telejornal nos deparamos com inúmeras questões econômicas, como:
Aumento de preços;
Períodos de crise econômica;
Períodos de crescimento econômico;
Desemprego;
Setores que crescem mais que os outros;
Diferenças salariais;
Crise no balanço de pagamentos;
Vulnerabilidade extrema;
Dívida externa;
Ociosidade em alguns setores de atividade;
Diferença de renda entre as várias regiões do país;
Comportamento das taxas de juros;
Déficit governamental;
Elevação de impostos e tarifas públicas.
Todos esses temas são discutidos, no dia-dia, por cidadãos comuns, que discutem tais assuntos de maneira simplória e empírica, mas um estudante de Administração e Contábeis pode vir a ocupar um cargo importante e de responsabilidade em uma empresa ou na própria administração pública e necessitará de conhecimentos teóricos mais sólidos para analisar os problemas econômicos do nosso cotidiano.
O objetivo do estudo da Ciência Econômica é analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.

CONCEITO DE ECONOMIA
A palavra economia deriva do grego oikonomia (de óikos, casa; nómos, lei), que significa administração de uma casa, ou do Estado.
Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Essa definição contém vários conceitos importantes, que são a base e o objeto de estudo das Ciências Econômicas:
Escolha;
Escassez;
Necessidades;
Recursos;
Produção;
Distribuição;
Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produção (mão de obra, terra, matérias-primas, dentre outros) são limitados. Por outro lado, as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovando, seja por força do crescimento populacional ou da

Relacionados