Conceito empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Empresário

Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços.
Profissionalismo: Profissional decerta atividade é associada na doutrina. A primeira diz respeito à habitualidade, não é considerado profissional aquele que realiza tarefas esporádicas. O segundo aspecto do profissionalismo é apessoalidade, o empresário deve contratar empregados, são esses que produzem ou fazem circular os bens e serviços. Porem esses dois pontos citados não são os mais importantes no conceito deprofissionalismo. O mais relevante é o monopólio das informações é uma situação em que há uma concorrência imperfeita, onde uma empresa possui vantagens suficientes que a permite controlar os preços de certosprodutos ou serviços. Além de poder atuar no sentido de estabelecer preços mais vantajosos, o detentor de um monopólio possui significativas vantagens no caso de entrada de uma nova empresa concorrente.Nesse caso, a empresa monopolista pode determinar um preço suficientemente baixo para desestimular a entrada de concorrentes no negócio.
Atividade: O empresário exerce uma atividade profissionaleconômica organizada, então a empresa é uma atividade a de produção ou circulação de bens ou serviços. mesmo nos meios jurídicos, usa-se a expressão "empresa" com diferentes e impróprios significados.Econômica: A atividade empresarial é econômica no sentido de que busca gerar lucro para quem a explora,lucro é meio e não fim da atividade econômica.(Lucro e Riqueza).
Organizada: A empresa é atividadeorganizada no sentido de que nela se encontram articulados, pelo empresário, os quatro fatores de produção: capital, mão-de-obra, insumos e tecnologia.
Produção de bens ou serviços. Produção de bens éa fabricação de produtos ou mercadorias. Produção de serviços, é a prestação de serviços. Ex: empresários que produzem bens:  confecção de roupas; e dos que produzem serviços: os de banco....
tracking img