Conceito de sondagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Sondagem
 
O termo sondagem tem origem na palavra sondagem que significa o acto de investigar a profundidade da água com recurso a uma sonda. Actualmente esta palavra é utilizada em diversos domínios, entre os quais a estatística, para expressar a ideia de pesquisa ou de investigação. No caso concreto do domínio da estatística, sondagem refere-se a um processo de recolha deinformação a partir de uma amostra representativa da população.
As áreas de aplicação das sondagens estatísticas são muito diversas, nomeadamente para o estudos de populações humanas como sejam os estudos de opinião. Um dos exemplos mais conhecidos de sondagens são os estudos pré-eleitorais, realizados através de inquéritos, que permitem efectuar previsões sobre os resultados eleitorais.
As sondagensconstituem uma resposta à necessidade de obtenção de informação para conhecer um determinado universo. Ao invés de inquirir todos indivíduos da população, é escolhido apenas um subconjunto de indivíduos (a amostra). Através da utilização de técnicas estatísticas é possível generalizar as conclusões obtidas neste subconjunto para toda a população.

Introdução

Quase todos os dias, ao abrir umjornal ou ao ouvir os noticiários na TV somos confrontados com informação em forma de números, gráficos ou tabelas. Alguma desta informação é obtida a partir de uma sondagem probabilística ou simplesmente sondagem. O termo sondagem tem origem na palavra francesa «sondage» que significa o acto de investigar a profundidade da água com uma sonda. Actualmente esta palavra é utilizada em diversosdomínios, entre os quais a estatística, para expressar a ideia de pesquisa ou de investigação. No caso concreto do domínio da estatística, sondagem refere-se a um processo de recolha de informação a partir de uma amostra representativa da população. Na língua portuguesa, tal como na língua francesa, o termo sondagem aplica-se a estudos que envolvem operações de amostragem, independentemente do seudomínio. Já a língua inglesa diferencia todas as formas de sondagens, nomeadamente, com o termo «poll» para sondagens de opinião e «survey sampling» para outros tipos de sondagens estatísticas. Historicamente o uso das sondagens tem tido os seus altos e baixos, em grande parte devido a juízos errados acerca do uso de uma amostra. O cerne disso parece ser uma crença de que para conhecer algo sobre umapopulação, é melhor contactar a população toda (recenseamento ou censo) do que apenas uma parte. Kish (1979) refere que um recenseamento efectuado correctamente tem a vantagem de fornecer informação precisa, detalhada e credível sobre todos os elementos da população; uma sondagem tem a vantagem de fornecer informação mais rica, mais complexa, mais barata e em menos tempo, mas importa que sejapossível extrapolar os resultados à população, o que só é teoricamente válido se as amostras forem representativas. A fiabilidade dos resultados de uma sondagem reside, assim, em boa parte, na forma como a amostra é seleccionada, mas também na forma como o instrumento de recolha de dados, geralmente o questionário ou, em alguns casos, a entrevista directa, é também construído. A vantagem principal dassondagens é, assim, a possibilidade de obter conclusões para a totalidade da população cujo conhecimento seria, de outra forma, impraticável. Colocam-se, por outro lado, problemas particulares de interpretação da informação recolhida relacionados com a própria composição e selecção da amostra, e também com as características das técnicas de
B o l e t i m S P E 10 investigação normalmente usadas,além de não ser uma técnica de estudo adequada a todo o tipo de variáveis. Situações em que a população seja de pequena dimensão ou o custo de errar seja muito elevado poderão justificar a realização de um censo, mas a maioria dos casos podem ser resolvidos por uma sondagem. As áreas de aplicação das sondagens estatísticas são muito diversas, nomeadamente, nas Ciências Sociais, onde se...
tracking img