Conflitos na africa e na asia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra dos Bôeres
• Quando ocorreu?
O primeiro conflito aconteceu, respectivamente, de 16 de dezembro de 1880 a 23 de março de 1881 e o segundo conflito de 11 de outubro de 1899 a 31 de maio de 1902.

• Grupos?
Bôeres
Britânicos

• Motivação?
1ª Guerra: Colonização do interior do continente africano, e o poderio inglês ampliaram-se às outras repúblicas e com isso os Bôeres protestam eestoura a Guerra com a declaração formal de independência do Transvaal (República da África do Sul).
2ª Guerra: A descoberta da maior jazida de ouro do mundo próximo a Pretória, então capital do Transvaal, com isso milhares de colonos Britânicos passam a fronteira para buscar a riqueza em território Bôer. O primeiro ministro britânico envia um ultimato às republicas exigindo direitos iguais, já opresidente do Transvaal na certeza de que a guerra era inevitável, lança em contrapartida seu próprio ultimato, para que os britânicos retirem em 48 horas suas tropas da fronteira do Transvaal, caso contrario este entraria em Guerra com os britânicos aliado ao Estado Livre de Orange. Assim, em 12 de outubro de 1899, estoura a segunda guerra entre Grã-Bretanha e as Repúblicas Bôeres.Consequência?
No primeiro confronto os bôeres foram vitoriosos e conseguiram o reconhecimento do Transvaal como estado independente em março de 1881.
No segundo confronto os britânicos foram vencedores, e o destino daqueles que tiveram propriedades e posses arrasadas são os campos de concentração criados pelas autoridades coloniais. Os bôeres rendem-se por meio do tratado de Vereeniging, onde era dado aeles três milhões de libras esterlinas em compensação e a promessa de um eventual governo, o estabelecimento da União da África do Sul em 1910. O tratado extinguiu as repúblicas bôeres e colocou seus cidadãos sob a autoridade do Império Britânico.

Guerra do Ópio
• Quando ocorreu?
1839-1842 e 1856-1860

• Grupos?
Grã-Bretanha
China

• Motivação?
1ª Guerra: Em 1839, diante do assassinatode um súdito chinês por marinheiros britânicos embriagados em Cantão, o comissário imperial ordenou a expulsão de todos os ingleses da cidade. Na ocasião, o governo chinês confiscou e destruiu cerca de 20 mil caixas de ópio nos depósitos britânicos, prendendo e expulsando da China os seus responsáveis, súditos da Grã-Bretanha. Esses fatos serviram de pretexto para que a Grã-Bretanha declarasseguerra à China.
2ª Guerra: Em 1856, oficiais chineses abordaram e revistaram o navio de bandeira britânica, Arrow. Os franceses aliaram-se aos britânicos no ataque militar lançado em 1857. Os aliados operaram em redor de Cantão, de onde o vice-rei prosseguia com uma política de intransigência.

• Consequência?
1ª Guerra: O conflito foi encerrado em Agosto de 1842 com a assinatura do Tratado deNanquim, o primeiro dos chamados "Tratados Desiguais", pelo qual a China aceitou suprimir o sistema de Co-Hong (companhia governamental chinesa), abrir cinco portos ao comércio britânico (Cantão, Amoi, Fuchou, Ningpo e Xangai), pagar uma pesada indenização de guerra e entregar a ilha de Hong Kong, na qual ficaria sob o domínio inglês por 100 anos. Como garantia do direito de comércio assim obtido, umnavio de guerra britânico ficaria permanentemente ancorado em cada um desses portos.
2ª Guerra: Mais uma vez, a China saiu derrotada e, em 1858, as potências exigiram que a China aceitasse o Tratado de Tianjin. De acordo com este tratado, onze novos portos chineses seriam abertos ao comércio com o Ocidente e seria garantida a liberdade de movimento aos mercadores europeus e missionárioscristãos. Quando o imperador se recusou a ratificar o acordo, a capital, Pequim, foi ocupada. Após a Convenção de Pequim (1860), o Tratado de Tianjin foi aceito. A China criou um Ministério dos Negócios Estrangeiros, permitiu que se instalassem legações ocidentais na capital e renunciou ao termo "bárbaro", usado nos documentos para denominar os ocidentais.


Guerra dos Boxers
• Quando ocorreu?...
tracking img