Conceito de paisagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Geografia

Nome: Thaina Alves da Silva Andrade
Série: 5°
Professor: Igor
Conceito de Paisagem

Uma região produtora de algodão, de café ou trigo. Uma paisagem urbana ou uma cidade de tipo europeu ou de tipo americano. Um centro urbano de negócios e as diferentes periferias urbanas. Tudo isto são paisagens, formas mais ou menos duráveis. O seu traço comum é ser a combinação deobjetos naturais e de objetos fabricados, isto é, objetos sociais, e ser o resultado da acumulação da atividade de muitas gerações.
Em realidade, a paisagem compreende dois elementos:
.

1 – Os objetos naturais, que não são obra do homem nem jamais foram tocados por ele.
2 – Os objetos sociais, testemunhas do trabalho humano, no passado como no presente.


A paisagem nãotem nada de fixo, de imóvel. Cada vez que a sociedade passa por um processo de mudança, as relações sociais e políticas também mudam, em ritmos e intensidades variados. A mesma coisa acontece em relação ao espaço e à paisagem que se transforma para se adaptar às novas necessidades da sociedade.
As alterações por que passa a paisagem são apenas parciais. De um lado, alguns dos seuselementos não mudam pelo menos em aparência enquanto a sociedade evolui. São testemunhas do passado. Por outro lado, muitas mudanças sociais não provocam necessariamente ou automaticamente modificações na paisagem.
Considerada em um ponto determinado no tempo, uma paisagem representa diferentes momentos do desenvolvimento da sociedade. A paisagem é resultado de uma acumulação de tempos. Paracada lugar, cada porção do espaço de tempo, na mesma velocidade ou na mesma direção.
A paisagem, assim como o espaço, altera-se continuamente para poder acompanhar as transformações da sociedade. A forma é alterada, renovada, suprimida, para dar lugar a uma outra forma que atenda às necessidades novas da estrutura social. ‘A história é um processo sem fim, mas os objetos mudam e dãouma geografia diferente a cada momento da história’ dizia Kant, o filósofo e geógrafo.”.

Exemplos de Paisagem

• Paisagem natural: A paisagem natural é aquilo que vem de origem da natureza, sem interferência da mão humana.

• Paisagem Social: A paisagem social é aquela que representa o resultado de uma ação consciente, combinada e continua sobre o meio natural, como por exemplo, cidades epraças.

• Paisagem Social Natural: Já a paisagem humanizada é aquela que tem resultados e transformações da intervenção humana.



Paisagem e Memória
A chamada questão ambiental só passou a existir a partir do momento em que alguns segmentos da sociedade mundial passaram a se preocupar com a degradação da natureza e com a possibilidade de esgotamento de alguns recursos naturais.Alguns episódios de contaminação do ar e das águas – ocorridos ainda nas décadas de 1950 e 1960 e que começavam a revelar a irracionalidade do modelo de desenvolvimento capitalista – podem ser apontados como os antecedentes de uma crise ambiental, iniciada de forma mais sistemática na década de 1970.
Em 1972 realizou-se a Conferência de Estocolmo, promovida pela Organização das NaçõesUnidas, da qual resultou a Declaração de Estocolmo. Foi a primeira vez que a dimensão ambiental foi introduzida na agenda política internacional como condicionadora e até limitadora do modelo tradicional de crescimento econômico e do uso dos recursos naturais no planeta.
Entretanto, o referido encontro gerou um grande impasse. Antes de esclarecê-lo, lembremo-nos de que a noção dedesenvolvimento econômico, à época, estava totalmente atrelada à devastação do meio ambiente, ou seja, não havia possibilidade de crescimento sem a degradação ambiental. Desta forma, ao final da Conferência de Estocolmo, havia dois grupos de países: de um lado, os países desenvolvidos, que pregavam o “desenvolvimento zero” para os países pobres; de outro, os países subdesenvolvidos, com a idéia de...
tracking img