Conceito de contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Para que um sistema de custos possa propiciar a melhor informação que auxilie na gestão de uma empresa, é necessário que os gestores conheçam também alguns conceitos básicos de Contabilidade de Custos.
As informações geradas pela Contabilidade de Custos são utilizadas para a evidenciação e a formação dos itens de custos e sua análise, visando a redução ou eliminação de gastos excedentes, ouainda a otimização da relação entre os custos incorridos e o valor gerado. Para melhor entender o que é a Contabilidade de Custos e sua aplicação na gestão e tomadas de decisão nas empresas é preciso conceituá-la.
A Contabilidade de Custos pode ser conceituada como o ramo da função financeira que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos estoques, dos serviços, doscomponentes da organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição. Determina também o lucro para controlar as operações e auxiliar o administrador no processo de tomada de decisões e de planejamento. Dados e informações sobre o cálculo do custo unitário dos produtos e serviços é que conduz toda a processualidade da Contabilidade de Custos e pode ser reconhecido como seu objetivoprincipal.
Na indústria, a intenção da Contabilidade de Custos é atribuir valor unitário ao produto fabricado; já nas empresas que atuam no comércio, o conceito de custo unitário dos produtos é do custo de aquisição das mercadorias para a revenda.
O ponto inicial e básico na terminologia da Contabilidade de Custos é o entendimento dos conceitos de gasto, custo e despesa.
Chamamos de gastos os valoresmonetários de todos os desembolsos e compromissos assumidos pela empresa no desempenho das suas operações de produção de bens e serviços, de apoio a essas operações (inclusive de engenharia do produto), de venda ou de pós-venda. Os gastos empresariais compreendem:
• custos: gastos diretamente relacionados com a produção dos bens e serviços destinados, pela empresa, à comercialização;
•despesas: os demais gastos decorrentes do exercício das funções empresariais de apoio, de venda, de pós-venda e/ou de administração.
A grande diferenciação conceitual entre custos e despesas, decorre da separação primária entre empresas industriais e comerciais, e que foi adotada com o enfoque básico de custear os estoques de produtos. Custos são gastos para se conseguir um produto (adquirir oufabricar), e despesas são gastas para vendê-los. É comum a utilização das terminologias de custos e despesas, tanto para a área industrial quanto para as demais áreas, o que não chega a comprometer a gestão econômica. Tradicionalmente, enquanto custo são gastos são ativáveis, e têm valor para a empresa; a despesa significa o consumo do custo, e quando ocorrida, é redutora do lucro empresarial, já que ocusto ativado sai da entidade.
Diante dessa classificação, nas empresas que desenvolvem comércio atacadista ou varejista, as atividades inerentes ao comércio são basicamente a compra, a estocagem e a revenda de mercadorias. As despesas podem ser assim desdobradas:
• Despesas com o Custo das mercadorias Vendidas: valor das Mercadorias vendidas que são transferidas dos estoques pelo custo, para aDespesa;
• Despesas Comerciais: comissões e salários de vendedores, viagens e estadias, propaganda, promoções entre outras;
• Despesas Administrativas: aluguéis, salários administrativos, honorários de diretores, telefone, água, luz, material de expediente, leasing de equipamentos de escritório e outros;
• Despesas Financeiras: juros compensatórios e moratórios, despesas bancárias, Imposto sobreOperações Financeiras (IOF), comissões e outras.
Nas empresas comerciais, ou seja, aquelas que se dedicam à compra e revenda de mercadorias, o custo da mercadoria é o valor de compra menos o valor do ICMS e, eventualmente, mais o valor do IPI, do frete e do seguro, quando estes ocorrem por conta da empresa compradora. “Todos os esforços despendidos para a aquisição das mercadorias, materiais ou...
tracking img