Conceito de banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Qual a sua definição para Banco de Dados?
Resposta:
Um Banco de Dados é uma coleção de dados relacionados, organizada, armazenada de forma que facilite a manipulação dos dados, é utilizada emum Sistema de aplicação de uma determinada empresa.

2. Qual o propósito geral de um Banco de Dados?
Resposta:
O propósito geral é armazenar as informações e permitir que os usuários busquem eatualizem essas informações quando as solicitar.

3. Qual o principal componente de software de um Banco de Dados? E qual é sua função geral?
Resposta:
O principal componente de Software é SGBD(Sistema de Gerenciamento de Banco de dados), sua função geral é isolar os usuários do Banco de dados dos detalhes do nível de Hardware e, assim oferecendo aos usuários uma visão do Banco de dados um tantoelevada acima do nível de Hardware e, o SGBD admite as operações do usuário como a SQL que são as expressas em termos dessa visão de nível elevado.

4. Quais são os possíveis usuários de um Banco deDados? Comente sobre eles.
Resposta:
Existem quatro tipos de Usuários de um Banco de Dados:
Programadores de Aplicações: é pessoa responsável pela escrita de programas de aplicações de bancos dedados em alguma linguagem de programação como (Java, COBOL, C++); Usuários Finais pode acessar um Banco de dados por meio de uma das aplicações on-line, ou então pode usar uma interface fornecida comoparte integrante do software do sistema; Administrador de Dados (DA) é a pessoa que toma as decisões estratégicas e de normas com relação aos dados da empresa; Administrador de Banco de Dados (DBA) éa pessoa que fornece o suporte técnico necessário para implementar essas decisões.

5. Faça um paralelo entre “Sistema de Arquivos x Sistema de Banco de Dados”, considerando as característicasvistas em aula.
Resposta:

Sistema de Arquivos Sistema de Banco de Dados

Dados isolados e separados (Armazenado em diversos arquivos)
Dados íntegros (Armazenado único...
tracking img