CONAR

Páginas: 6 (1470 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
HISTÓRIA
O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária nasceu de uma ameaça ao setor: no final dos anos 70, o governo federal pensava em sancionar uma lei criando uma espécie de censura prévia à propaganda. Se a lei fosse implantada, nenhum anúncio poderia ser veiculado sem que antes recebesse um carimbo “De Acordo” ou algo parecido.
A criação do departamento para controle dapublicidade exigiria a contratação de algumas centenas de funcionários, mas que devido as enormes operações burocráticas, foi considerado um retrocesso para um país que reconquistava seu direito à liberdade de expressão. Diante tal ameaça, a resposta chega: Autorregulamentação. Sintetizada num Código, que teria a função de zelar pela liberdade de expressão comercial e defender os interesses das partesenvolvidas no mercado publicitário, inclusive os do consumidor. A ideia surgiu a partir do modelo inglês e ganhou força pelas mãos de alguns dos maiores nomes da publicidade brasileira, como Mauro Salles e Caio Domingues, reconhecidos como principais redatores do Código, apoiados por Petrônio Correa, Luiz Fernando Furquim de Campos e Dionísio Poli, representando respectivamente as agências, osanunciantes e os veículos de comunicação. Foram os três que articularam o reconhecimento do Código pelas autoridades federais, convencendo-as a engavetar o projeto de censura prévia e confiar que a própria publicidade brasileira era madura o bastante para se autorregulamentar.
A missão se revelou um sucesso em todo o país. Em poucos meses, anunciantes, agências e veículos subordinaram seus interessescomerciais e criativos ao Código, estabelecido durante o III Congresso Brasileiro de Propaganda, em 1978. Logo em seguida, era fundado o Conar, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, uma ONG encarregada de fazer valer o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Desde então e até esta data, o Conar já instaurou mais de 7 mil processos éticos e promoveu inúmerasconciliações entre associados em conflito. Nunca foi desrespeitado pelos veículos de comunicação e, nas poucas vezes em que foi questionado na Justiça, se saiu vitorioso. Rápido e inimigo do excesso de formalismo, o Conar revela-se um tribunal capaz de assimilar as evoluções da sociedade, refletir os avanços, as particularidades, as diferenças locais. Não é uma entidade conservadora, nem poderia, poispublicidade e conservadorismo não combinam.

O QUE FAZ O CONAR?
O Conar é a instituição que fiscaliza a ética da propaganda comercial veiculada no Brasil, norteando-se pelas disposições contidas no código brasileiro de autoregulamentação publicitária.

O Código Brasileiro de Autoregulamentação Publicitária
O Código Brasileiro de Autoregulamentação Publicitária é o conjunto de regras que rege aatividade publicitária no Brasil (e, portanto, as decisões do Conar). Seus preceitos básicos são:
• Todo anúncio deve ser honesto e verdadeiro e respeitar as leis do país,
• Deve ser preparado com o devido senso de responsabilidade social, evitando acentuar diferenciações sociais,
• Deve ter presente a responsabilidade da cadeia de produção junto ao consumidor,
• Deve respeitar o princípio daleal concorrência e
• Deve respeitar a atividade publicitária e não desmerecer a confiança do público nos serviços que a publicidade presta.

O Conar é uma ONG, fundada e mantida pela propaganda brasileira, ou seja, pelas agências de publicidade, por empresa anunciante e veículos de comunicação.
O Consumidor que se queixa de uma propaganda ao Conar ajuda que outros consumidores venham sofreros mesmos impactos negativos e contribuirá para o aprimoramento da propaganda brasileira, impedindo que anúncios enganosos e abusivos venham a prosperar indevidamente.
Os produtos defeituosos, serviços não prestados, não fazem parte da análise do Conar, pois é uma relação entre vendedor e prestador de serviços e consumo.
Se alguém (consumidor, concorrente, autoridade pública) sentir-se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conar
  • CONAR
  • Conar
  • CONAR
  • CONAR
  • Conar
  • Conar
  • conar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!