CONAR

Páginas: 7 (1583 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2013
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Disciplina: Seminário de Agência Reguladora





Fernanda Costa Faustino


TRABALHO SOBRE AGÊNCIAS REGULADORAS:
CONAR.













Rio de Janeiro
2013

Contexto Histórico
O crescimento da propaganda e sua importância tem-se notado desde que cada vez mais novos produtos surgem no mercado e a concorrência seintensifica. A difusão de idéias e serviços também fazem parte da propaganda e, por um período, estiveram aos montes, de forma desenfreada, sem nenhum tipo de controle e/ou conexão do difusor e do receptor. No caso brasileiro, quando estava em vigor o governo do presidente Médici, foi onde surgiu um certo tipo de “tratamento especial” à propaganda ante ao contexto social de ditadura, e, logo, à ameaça decensura prévia a tudo ao que fosse então veiculado. Como forma de proteger à integridade e à liberdade de expressão, o mercado publicitário elaborou um código de auto-regulamentação, para coibir a violência na comunicação publicitária. Logo em seguida, junto às autoridades federais, foi criado, a partir deste código, o Conar (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária).
1. Sobre o ConarO Conar, além de defender a atividade profissional do publicitário e as suas publicações, passou a introduzir, também, o conceito de ética na propaganda. Com vista nisso, o Conar prega que todo anúncio deve ser honesto e verdadeiro, respeitando as leis do país. Deve ser preparado com o devido senso de responsabilidade social e o princípio da leal concorrência, merecendo a confiança do público afim de estar em sintonia com a realidade social.
Ademais, o Conar, que é uma organização não-governamental, atende a denúncia de consumidores, autoridades, dos seus associados ou ainda as formuladas pela própria diretoria. Feita a denúncia, o Conselho de Ética do Conar - o órgão soberano na fiscalização, julgamento e deliberação no que se relaciona à obediência e cumprimento do disposto noCódigo - se reúne e a julga, garantindo amplo direito de defesa ao acusado. Se a denúncia tiver procedência, o Conar recomenda aos veículos de comunicação a suspensão da exibição da peça ou sugere correções à propaganda. Pode ainda advertir anunciantes e agências.
O Conar é composto por um Conselho Superior, cujos integrantes são indicados, a cada dois anos, por suas entidades fundadoras, entreelas, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), subdivididos em uma Direção Executiva. Já o Conselho de Ética é constituído por profissionais da área publicitária e representantes de consumidores.
Vale lembrar que o Conar não julga propaganda política - apenas àquela que não contém aspectos político-partidáriose, como aquela da iniciativa privada, que informa sobre serviços, obras, realizações, tarifas e etc.

2. Direito do Consumidor
Junto da Conar, foi introduzido o espaço do Direito do Consumidor, nada mais que a atividade de proteção ao cliente através da divulgação de informação sobre a qualidade dos bens e serviços e através do exercício de pressão sobre as entidades públicas com o objetivode defender os direitos dos consumidores.
A defesa do consumidor não se baseia apenas na punição dos que praticam ilícitos e violam os direitos do consumidor, como também na conscientização dos consumidores de seus direitos e deveres e conscientizar os fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços sobre suas obrigações demonstrando que agindo corretamente eles respeitam o consumidor eampliam seu mercado de consumo contribuindo para o desenvolvimento do país.
Preceitos básicos que definem a ética publicitária
Todo anúncio deve ser honesto e verdadeiro e respeitar as leis do país;
Deve ser preparado com o devido senso de responsabilidade social, evitando acentuar diferenciações sociais;
Deve ter presente a responsabilidade da cadeia de produção junto ao consumidor;
Deve...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conar
  • CONAR
  • Conar
  • CONAR
  • CONAR
  • Conar
  • Conar
  • conar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!