Comunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMUNIDADE

Comunidade soa como paraíso aos nossos ouvidos. É o sonho de como gostaríamos de viver junto aos demais indivíduos. Nela, há algo que raramente é encontrado em nossa sociedade, umestado mútuo de paz. Repleto de respeito, confiança, companheirismo, boa vontade, apoio, proteção, entre outros. E ao longo da vida, tentamos fazer escolhas e tomar caminhos que nos levem, de algumaforma, a alcançá-la. Esse sonho, fruto de nossa imaginação, vai longe mas nunca se realiza. É esse abismo entre sonho e realidade que torna a comunidade mais atraente. Mais desejada. Todavia há um porém.Com ela se tornando real, seria exigido de todos os participantes uma enorme obediência em troca dos prós que a acompanham. Para obtermos o que agora nos falta, devemos abrir mão da nossa liberdade. Oser humano necessita de segurança e liberdade, entretanto esses nunca serão encontrados na mesma quantidade ou da maneira que necessitamos.
Há uma reflexão a ser feita diante de tudo isso. Vivemos nocapitalismo e ele nos proporciona liberdade. É uma liberdade desigual, assim como o sistema, mas existe. Isso implica que não vivemos em comunidade. Mas será que estaríamos dispostos a abrir mão delapor esse sonho? De uma forma ou de outra os prazeres que tanto almejamos não serão encontrados em nenhuma comunidade devido à grande tensão entre ela e nossa individualidade. Mas a esperança nuncamorre. Resta saber se nos encontraríamos mais realizados se vivêssemos o que imaginamos que queremos, do que no nosso atual cotidiano.
Zygmunt Bauman pretende com sua obra avaliar as soluções da vidajá executadas ou pensadas, afim de evitar os mesmos erros do passado e os caminhos sem saída que podem ser tomados.
O chamado estado de inocência, a ignorância paradisíaca uma vez perdidos, nunca maissão recuperados. Na comunidade encontramos o entendimento natural, esse é um fator que a separa do mundo real. Por aqui tudo o que fazemos é chegar a um consenso, a um acordo. Todavia, é dito que...
tracking img