Comunidade dos arturos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunidade dos Arturos

Trabalho realizado em 09/10/11
Evento: Festa de Nossa Senhora do Rosário
1- Como e quando foi fundada a comunidade dos Arturos?
Quando foi fundada eu não seiexatamente. A comunidade tem uns 130 anos e foi fundada através da perpetuação da família, do casamento de Artur Camelo e Carmelinda. Ele deu continuidade as tradições que herdou do pai dele. Com isso osfilhos desse casamento deram sequencia a tradição.
2- O Artur Camelo era escravo?
Não ele nasceu sob o regime da lei do Ventre Livre, mas seu pai era escravo.

3- Quais os objetivos dacomunidade?
O principal objetivo é dar continuidade as tradições em que o povo ainda vive. Dentre outros objetivos podemos citar a divulgação desta cultura negra, o reinado. Temos trabalhado na questão dadesfolclorização do reinado.
4- Desfolclorização?
Seria assim, temos trabalhado através de seminários na tentativa de quebrar o conceito de que o reinado faz parte do folclore, mas na verdade ele éuma cultura e não um mito.

5- Quantas famílias vivem na comunidade?
Em torno de cinquenta

6- O que ela oferece para seus membros?
No acompanhamento aos “Filhos de Zambi” que é um grupoque faz divulgação artística, além de oficinas que são realizadas com base nas leis de incentivo a cultura.

7- Como vocês preservam sua cultura?
Através do reinado, “Filhos de Zambi”, utilizandoa oralidade (ponto fortíssimo)
8- Qual a realidade das mulheres na comunidade?
Tratamos as mulheres com muita atenção. Buscamos palestras para tratar da saúde da mulher, oficinas com atividadesdirecionadas a elas. Recentemente no projeto de preservação das Baias de Pai Artur, nos montamos oficinas de corte e costura que tem sido um referencial e mesmo tendo sido finalizada, as integrantescontinuaram os trabalhos. Lindo por sinal e que pode ser visto na confecção dos saiotes. Elas mostram presença na culinária, no cuidado com os idosos e criança. Respeitamos plenamente e buscamos dar...
tracking img