Comte karl marx max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Sociais e Humanas
Curso de Administração
Sociologia Aplicada a Administração

Acadêmica Ketherin Bruch

No Positivismo de Comte,não há lugar para a liberdade de pensamento e individualismo, mas sim, o entendimento de que para haver ordem deveria haver um poder central ao quais todas as demais partes seriam subordinadas ecumpridoras de seus deveres. Tal elemento central seria um altruísta, ou seja, agiria com “bondade” e pensando nos demais, como mostra na forma máxima do positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base,o progresso por fim". Fato confuso sobre Comte, é que este rejeitava a Metafísica, mas pregava a chamada ‘Religião da Humanidade’, fundando inclusive, a Igreja Positivista. A teoria de Comte tinhacomo semelhança à teoria de Marx, a rejeição ao individualismo.
Karl Marx teve seu pensamento mais voltado ao trabalho, à organização, e principalmente, ao operário (proletariado). Para ele, ahistoria da humanidade gira em torno da luta das classes (senhor feudal x escravo; patrão x empregado). Foi contra o capitalismo e o abuso da burguesia para com o proletariado, escrevendo, junto com Engels,o Manifesto Comunista, no qual convocava os trabalhadores a se unirem contra a classe dominante, e assim, transformar a sociedade em uma sociedade comunista: sem classes, no qual os meios de produçãopassariam a ser propriedade da coletividade.
Max Weber constituiu um meio termo entre o positivismo e o marxismo, porém, diferentemente de Marx, ele defendia a idéia de que a sociedade possuavárias camadas e não apenas duas, e para isso contribuíam outros fatores importantes, além do material, como o poder, a riqueza e o prestigio. Weber foi o criador da Teoria da Burocracia, que identificacertas características da organização formal voltadas exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência, tendo como “ideal” as sete dimensões: formalização, divisão do trabalho, principio da...
tracking img