Computador de von neumann

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Computador de Von Neumann
Histórico
*
1942-1945: projeto e desenvolvimento do ENIAC por J. Presper Eckert e John W. Mauchly da Universidade da Pensilvânia (EUA): primeiro computador de propósito geral completamente eletrônico. 
* 1944-1951: projeto e construção do EDVAC, primeiro computador com programa armazenado na memória, resultante principalmente da colaboração de John vonNeumann, J. Presper Eckert e John Mauchly. O EDVAC foi utilizado até dezembro de 1962. 
* 1946-1952: projeto e construção do computador do Instituto de Estudos Avançados (IAS) de Princeton por John von Neumann e seus colaboradores. 
* 1947-1949: projeto e construção do EDSAC por Maurice Wilkes da Universidade de Cambridge (Grã Bretanha), primeiro computador com programa armazenado na memória aentrar em funcionamento. 
* 1950 em diante: construção de vários outros sucessores baseados no projeto do IAS, em universidades e na indústria: JOHNNIAC, ORD-VAC, ILLIAC, MANIAC, máquinas da Universidade de Manchester e outras.
Estrutura
 um computador composto por uma estrutura simples mas fixa com um controle programado, que seria capaz de executar qualquer comando sem haver necessidade dese alterar o hardware (a sua ideia era a técnica do programa-guardado).
Arquitetura
A unidade central de processamento, ou CPU (central processing unit), responsável pela execução das instruções do programa;
* A memória, responsável pelo armazenamento tanto das instruções do programa (que traduzem o algoritmo de solução do problema) quanto dos dados (que servem de operandos para as instruçõesdo programa);
* Os dispositivos de entrada e saída, ou dispositivos de I/O (input/output), responsáveis por traduzir os dados de algum meio externo (ex.: cartões perfurados e teclados) para o formato interno de armazenamento na memória, ou do formato interno da memória para um formato externo de armazenamento por longo período (ex.: fitas ou discos magnéticos) ou para um formato externolegível para seres humanos (ex.: telas de vídeo e impressoras).
A CPU, por sua vez, também tem uma estrutura interna:

* Unidade de controle, ou control unit, responsável pela interpretação das instruções do programa e pelo sequenciamento temporal das atividades necessárias para a sua execução;
* Unidade aritmética e lógica, ou ALU (arithmetical and logical unit), onde estão os circuitoseletrônicos para execução das operações unitárias aritméticas (somas, subtrações, etc.) e lógicas (comparações, AND, OR, etc.) sobre os operandos das instruções;

* Registradores, que são pequenas áreas de memória interna à CPU, que são usados para armazenamento temporário de operandos e resultados de instruções (registradores de uso geral ou general-purpose registers), e também para armazenardados sobre o estado interno da CPU e sobre o programa em execução (registradores de controle ou control registers)

Periféricos
Entrada e Saída:
• Sob comando da CPU, é possível ler valores de um
dispositivo de entrada, armazenando-os na
memória;
• Sob comando da CPU, é possível ler valores da
memória, enviando-os para um dispositivo de saída;
• Existe uma grande variedade de dispositivosde
entrada e saída;
• Conceitualmente, no entanto, eles são passivos e
obedecem ao comando da CPU.

Memória
É dividida em células (bytes)
• Cada célula armazena um valor e possui um
endereço;
• É comandada pela CPU, que informa em qual
endereço deseja executar uma operação (de leitura
ou escrita);
• Operações de leitura não modificam os valores
armazenados;
• Operações deescrita apagam os valores anteriores,
substituindo-os pelos novos valores;• Exemplo de memória com 10 posições;
• As posições são numeradas 0 a 9;
• Valores permanecem até que um novo valor seja
armazenado na mesma posição ou até que a
memória seja desligada.

Unidade de Processamento
• Lê, decodifica e executa as instruções armazenadas
na memória;
• Realiza operações lógicas e...
tracking img