Compreendendo as diversidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPREENDENDO AS DIVERSIDADES

Carla Daniele Lanser
Prof. Aline Ayres
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (Ped 0417)
14/12/2012


RESUMO

O nosso povo é rico em cultura e adversidade. Temos, durante muito tempo, adquirido conhecimentos que se acumulam e nos enriquecem, pois somos um povo miscigenado por diversas raças. Porém ainda lutamoscontra a desigualdade e o preconceito, não somente racial, mas também social. É um dever de todos os cidadãos lutarem por um mundoque dá a importância necessária as manifestações culturais e as pessoas que convivem ao nosso lado. A educação tem que incluir em seu currículo formas de combater o preconceito e de valorizar a nossa cultura. Formando pessoas que se orgulham de pertencer a um país tãodiversificado.


Palavras-chave: cultura, diversidade, preconceito, valorizar.


1 INTRODUÇÃO

As pessoas são muito diferentes em sua totalidade, como por exemplo, forma física, crenças religiosas, opiniões e valores. Temos diversidades no mundo que nos rodeia e gostamos de ser aceitos e respeitados pelo que somos. Buscar ultrapassar as barreiras do preconceito é um grande desafio não somentepara a educação, mas também para a humanidade. A pluralidade cultural oferece oportunidades aos alunos, de conhecerem suas origens e tornarem-se seres sociais propiciando compreender o seu valor e de todos que os rodeiam. Através da mesma passam a lidar com as diferenças de forma consciente respeitando todos que não são considerados aceitos pela sociedade.


2 PLURALIDADE CULTURAL

Nosso paísé diversificado e rico em culturas. As pessoas possuem opiniões e convicções que precisam ser trabalhadas para uma boa convivência em sociedade. Segundo o site Web Artigos (08/20012) “O ser humano não nasce acabado e pronto para viver. Ao contrário, precisamos de cuidados, orientação e ensinamentos, ou seja, só nos tornamos de fato humanos na medida em que convivemos e aprendemos com outras pessoasem uma dada cultura. Por meio desse aprendizado na vida social formamos nossa personalidade e organizamos nosso modo de viver, nossos sentimentos e desejos.”
Não podemos discriminar alguém por ter a cor diferente, ou por ter outra religião nem mesmo por ter uma condição social inferior a nossa. E isso tem que ser trabalhado desde a formação do ser humano. Devemos aprender a respeitar asdiferenças e lidar com o que, para nós, é desconhecido “... as pessoas precisam ser reconhecidas e valorizadas justamente pelas suas diferenças, como forma de preservar a sua identidade pessoal..." (Junckes,p.18)
Temos que nos reeducar e respeitar as pessoas que não têm o mesmo padrão que a sociedade impõe a nós. Hoje em dia quando as mesmas são consideradas "fora dos padrões" sofrem discriminaçõesdesde o período escolar. Deve-se ensinar, desde a escola, o valor da diversidade e do respeito. E que ninguém é melhor que ninguém, todos temos nossas peculiaridades e é nosso dever aprender a conviver com o que é diferente. “Considere-se que o contexto escolar, pode promover uma ideia de valorização da diversidade cultural e respeito às diferenças de grupos sociais, étnicos e sexuais, bem como acada indivíduo, que convive na sociedade ou nas instituições escolares". (Junckes, p. 26)
Ao falarmos de pluralidade cultural levamos em consideração a promoção da valorização da diversidade e do respeito às mesmas. Buscando no ambiente escolarproduzir um currículo que volte para a formação de cidadãos críticos comprometidos com a valorização da diversidade cultural. “Odesafio da pluralidadeCultural é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõe o mosaico étnico local, brasileiro e mundial, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fato de enriquecimento cultural, todas as culturas humanas criaram modos de viver coletivamente, de organizar sua vida política, de se relacionar com o meio ambiente, de trabalhar, distribuir e trocar riquezas que...
tracking img