Compostagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Sabe-se que a enorme quantidade de resíduos que é produzida hoje em nosso planeta é um dos grandes problemas da nossa sociedade, com isso, deve-se procurar maneiras pra solucionarmosesse problema, acreditamos que uma das maneiras de diminuir os impactos causados por esses resíduos é trazer de volta os conhecimentos de gerações passadas, onde o caminhão do lixo não passava na portadas casas e o hábito de descartar não era tão comum.
Isso leva a pensar sobre outro conceito de lixo. Resíduos orgânicos não é lixo, são elementos com capacidade de voltar ao ciclo da vidatransformando- se em energia para os outros elementos. Pode-se chamar de lixo aquilo que perdeu essa capacidade, que saiu do ciclo da vida e entrou na cadeia da morte principalmente pela ação humana. Oselementos plásticos são exemplo disso, pois não tem condições de reciclagem constante e quando no ambiente sua decomposição é poluente e lenta.
Enquanto espera-se uma solução tecnológica, novas áreas sãodegradadas e rios continuam morrendo com o chorume ácido que escorre dos lixões. E uma das maneiras de minimizar esse problema é usando a compostagem de resíduos orgânicos. A compostagem é o processode transformação de matérias grosseiros como palhada, estrume, resto de frutas e verduras em adubo orgânicos utilizáveis. Quando se transforma resíduos em adubo, podemos oferecer ao solo um materialrico em nutrientes que é utilizado pelas plantas para se desenvolver e se reproduzir. É um processo que permite, não só reduzir a quantidade de resíduos que de outra forma seriam depositados em umaterro sanitário, mas também produzir composto que poderá ser utilizado como adubo.

HIPÓTESE

METODOLOGIA
A compostagem é um processo muito importante, pois, podemos reciclar os restos de comida eresíduos vegetais de casa, escola, jardim ou horta, que teriam como destino final o aterro sanitário. Ao reciclar esta matéria orgânica é produzido um fertilizante natural que não polui o solo com...
tracking img