Compostagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1906 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
Introdução 3

Desenvolvimento 4

Quais materiais são considerados resíduos orgânicos 4

Quais materiais orgânicos são necessários para fazer o composto orgânico 4

Tabela composição compostos 5

Fases da compostagem..............................................................................................6

Fatoresquímicos.........................................................................................................6

Vantagens e desvantagens da compostagem............................................................7

Conclusão....................................................................................................................8Referências..................................................................................................................9


1 INTRODUÇÃO
Nos últimos anos tem-se verificado um aumento acentuado da produção de resíduos sólidos, devido a uma vida exageradamente consumista, fruto do avanço tecnológico. Isso, lamentavelmente, se afasta de um modelo de desenvolvimento sustentável. Como conseqüência desse fenômeno, o tratamento e destino final dos resíduos sólidos tornaram-se um processo de grandeimportância nas políticas sociais e ambientais dos países mais desenvolvidos. Regra geral, a maior fração destes resíduos é ocupada pela matéria orgânica e um dos processos mais utilizados para lidar com esse material é a compostagem.
A compostagem é um processo biológico, através do qual os microrganismos convertem a parte orgânica dos resíduos sólidos urbanos (RSU) num material estável tipohúmus, conhecido como composto. A compostagem, embora seja um processo controlado, pode ser afetada por diversos fatores físico-químicos que devem ser considerados, pois, para se degradar a matéria orgânica existem vários tipos de sistemas utilizados.



2 DESENVOLVIMENTO
Nova Friburgo produz 155 toneladas de lixo por dia. Desse total 60% são formados por resíduos orgânicos que podem setransformar em excelentes fontes de nutrientes para as plantas. Mas vão para aterros porque o município não tem um programa de compostagem estruturado.
A compostagem é um processo que pode ser utilizado para transformar diferentes tipos de resíduos orgânicos em adubo que, quando adicionado ao solo, melhora as suas características físicas, físico-químicas e biológicas. Conseqüentemente se observa maioreficiência dos adubos minerais aplicados às plantas, proporcionando mais vida ao solo, que apresenta produção por mais tempo e com mais qualidade. Portanto, a redução do uso de fertilizantes químicos na agricultura, a proteção que a matéria orgânica proporciona ao solo contra a degradação e a redução do lixo depositado em aterros sanitários pelo uso dos resíduos orgânicos para compostagem,contribuem para melhoria das condições ambientais e da saúde da população. A técnica da compostagem foi desenvolvida com a finalidade de acelerar com qualidade a estabilização (também conhecida como humificação) da matéria orgânica. Na natureza a humificação ocorre sem prazo definido, dependendo das condições ambientais e da qualidade dos resíduos orgânicos. Na produção do composto orgânico vários passosdevem ser seguidos, onde diversos questionamentos vão surgindo. A seguir será exposta a metodologia de compostagem de lixo orgânico doméstico, de forma simples e de fácil aplicabilidade, a partir de perguntas e respostas.


1) Quais materiais são considerados resíduos orgânicos?


Os resíduos orgânicos constituem todo material de origem animal ou vegetal e cujo acúmulo no ambiente não édesejável. Por exemplo, estercos de animais (cavalo, porco, galinha etc), bagaço de cana-de-açúcar, serragem, restos de capina, aparas de grama, restos de folhas do jardim, palhadas de milho e de frutíferas etc. Estão incluídos também os restos de alimentos de cozinha, crus ou cozidos, como cascas de frutas e de vegetais, restos de comida etc.


2) Quais materiais orgânicos são necessários...
tracking img