Mito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Mito

No atual quadro do desenvolvimento científico, é cada mais comum se falar em “interdisciplinariedade”, conceito que traduz um modo novo de lidar com os objetos de estudo, com os planos teórico e metodológico da pesquisa, e, especialmente, com o papel do cientista diante do universo que busca compreender e/ou explicar.
Tendo como coadjuvantes conhecimentos que vão da Psicanálise àAntropologia e à Arte, da Sociologia à Filosofia e à História, os estudos em Educação fazem um percurso que recoloca a questão epistemológica do próprio estatuto da ciência de transmissão de cultura.
Onde buscar respostas?
Como opção de caminho, busquei as respostas na ontologia clássica e no mito como bases, como alicerces do que pretendo construir no que tange à Educação como transmissão decultura.
O mito foi quase sempre considerado o produto de uma forma de conhecimento do mundo, dos fatos de conhecimento do mundo, dos fatos naturais e sobrenaturais, organizada de modo alegórico, a ponto de mostrar poeticamente a relação entre homem e universo; ou um modelo, um arquétipo, que, mesmo mudando de vez em quando de acordo com conteúdos históricos e geográficos peculiares, tem sempre amesma estrutura formal, ligada ao mecanismo de funcionamento da psique humana; ou, enfim, um método religioso de aproximação da concepção sagrada da existência em que o mito é tido como um sistema de conhecimento, velado, porém, mesmo assim, exaustivo, do inefável e do divino.
Não importa se o mito define o início do mundo ou o mundo define o início do mito, O que importa enfim é que o mito nasce como humano, pois tudo o que existe no mundo é visto sob o olhar do humano.
Tendo esse homem um pecado original como faz parte da nossa cultura ou uma forma original de ter vindo ao mundo como a partir do caos, ou da escuridão, todos os humanos reconhecem sua identidade através da natureza e das coisas humanas.
Durante toda sua vida, os homens que são igualmente homens, nascem de uma mesma formae morrem de uma mesma forma, no entanto, não só com característica físicas diferentes, não só com valores diferentes, com definições espirituais diferentes, com mitos diferentes, mas todos explicam essas igualdades e diferenças através do mito.
A função dos mitos não é denotar uma idéia herdada, mas sim, um modo herdado de funcionamento, que corresponde à maneira inata pela qual o homem nasce ese relaciona em sua vida vivida.
O ser humano não nasce com papéis em branco como uma tabula rasa, ao contrário, estava preparado para as experiências da vida humana, do mesmo modo que os pássaros estavam, de maneira inata, prontos para construir ninhos ou a fêmea da tartaruga marinha estava preparada para retornar ao local onde nasceu para lá botar os próprios ovos. Mas algumas muitas dassituações típicas do homem, relativas à condição humana são representadas pelos mitos apreendidos e esses mitos dão ao homem a predisposição para experimentar os conceitos de mãe, pai, filho, Deus, Grande Mãe, velho sábio, nascimento, morte, renascimento, separações, rituais de cortejo, casamento, e assim por diante.
O mito se forma sob as características de imagens primordiais, de fatores e motivos quecoordenam os elementos psíquicos do homem, que só podem ser reconhecidos como formadores do mito após terem efeito na vida do homem.
Dessa forma, os conteúdos míticos pertencem à estrutura psíquica dos indivíduos enquanto “... possibilidades latentes, tanto como fatores biológicos como históricos...”
Os mitos não se difundem apenas pela tradição, linguagem ou migração. Eles podem surgir deforma espontânea em qualquer tempo ou lugar sem serem influenciados por transmissão externa. Pode-se considerar, portanto, que em cada psique existem verdadeiras prontidões vivas ativas, que embora inconscientes, influenciam o sentir, o pensar e o atuar do homem mítico. Essas imagens de prontidão são imagens arquetípicas que na mente consciente, desenvolvem um jogo entre as realidades interna e...
tracking img