Comportamentos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1211 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

Serviço Social 4° Semestre
Pólo Padrão

Professor presencial: Maria Auxiliadora Rodrigues Sotolani.
Professor EAD: Ma. Karem A. G. Rojas
Alunas: Ana Lúcia Jerônimo RA: 235914
Keila Barreto Araújo RA: 197883
Marcia SouzaRA: 263646
Maria Jocília A. de Morais RA: 237197

“Enquanto o homem e a mulher não se reconhecerem como semelhantes, enquanto não se respeitarem como pessoas em que, do ponto de vista social, política e econômico, não há a menor diferença, os seres humanos estarão condenados a não verem o que têm de melhor: a sua liberdade”.
Simone de Beauvoir

ComportamentosSociais
.
A percepção Social influencia nossas decisões a partir das funções cerebrais que atribui significados e estímulos sensoriais através do histórico de vivências passadas. Por meio da percepção, um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significados ao seu meio. No caso da mulher a cultura dos dias de hoje, aborda um processo de construção deidentidade feminina, as normas de comportamento impostas pelo mundo do trabalho são de que a mulher tem que trabalhar fora, porém a sociedade também exige que esta cuide da casa, filhos e esposo. Vivemos a modernidade, e ao mesmo tempo mantemos a cobrança do passado.
Fazendo uma breve análise da família hoje, observamos o conflito que há no seio familiar, os valores familiares estão deturpados,refletindo em toda sociedade, filhos educados por veículos de comunicação e toda tecnologia de informação, pais cada vez mais ausentes, transferindo suas responsabilidades para escolas, igrejas, projetos sociais, etc. Não são raras as vezes que mulheres são provedoras do lar, desempenhando papéis desgastantes, sendo sufocadas por um país voltado para o capital, incutindo também esses valores nosfilhos gerando um ciclo.
A mulher deveria utilizar um discurso franco e objetivo, para exigir um reconhecimento pelos inúmeros papéis desempenhados na sociedade, família e grupos a que pertence. É muito importante à comunicação real nos grupos, para haver uma mudança de crescimento e enriquecimento pessoal e na sociedade.
Todos querem e precisam ser ouvidos, precisamos nos analisar esabermos que para transformar uma sociedade, temos que ser transformados. A mulher hoje consegue ser mais ouvida, porém existem muitas situações que se cala e o marido exerce uma comunicação autoritária, até mesmo no mercado de trabalho existem ainda diferenças e preferências de gênero. O Brasil cresceu muito neste aspecto, temos uma mulher Presidente da República, outros cargos importantesocupados por mulheres, mas precisamos avançar ainda mais.
A mulher de hoje vem cada vez mais buscando um novo espaço na sociedade, na qual visa uma situação de reconhecimento pleno, pois com a ruptura da família, criaram-se outros mecanismos de sobrevivência, a mulher partiu para novos horizontes, conseguindo junto à sociedade uma oportunidade de poder expressar e atuar no mercado de trabalho deigual para igual com os homens, saindo daquela antiga condição de mulher submissa.
Na sociedade moderna, a mulher está cada vez mais conquistando seu espaço no ambiente profissional e participando das mudanças ocorridas na contemporaneidade. Aos poucos as habilidades e características femininas começam a ser valorizada pela sociedade, deixando a mulher, aos poucos de ser uma meracoadjuvante em determinados segmentos sociais e profissionais, possibilitando cada vez mais o seu acesso às posições estratégicas em suas profissões.
Em relação ao trabalho, tais mudanças são ainda mais visíveis. Isto porque com o processo de reestruturação produtiva e com o crescente número de mulheres no mercado de trabalho, a mão-de-obra feminina tem sido cada vez mais aceita e solicitada....
tracking img