Comportamento profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1650 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO PROFISSIONAL

1 INTRODUÇÃO

A partir do momento em que o homem passou a viver em sociedade passaram a ser exigidas normas de conduta e comportamento. Podemos dizer que o homem da caverna já demonstrava comportamentos hierárquicos em que o homem saia para caçar enquanto a mulher cuidava do território, do espaço que haviam conquistado para viver. Veremos a seguir dentro do assuntoproposto pela professora que em tempos modernos os comportamentos conservadores ainda se fazem presentes em nossa sociedade como maneira de conduzir as instituições, sejam familiares ou de trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

COMPORTAMENTO PROFISSIONAL

Um profissional de sucesso é conceituado por seu comportamento íntegro, sua postura dentro da instituição, desde as pequenas até as grandescorporações.
Dentro do texto proposto podemos entender que o profissional citado iria assumir um cargo de chefia ou de coordenação.
O chefe, o líder de um grupo sempre foi, e porque não dizer é, conceituado como aquele que se deve respeitar e porque não, ter medo dele; existem muitas piadas ou ditados populares a respeito dos chefes, como:
“Manda quem pode, obedece quem tem juízo” ou “O dia ficaensolarado quando o chefe não está” e muitas outras citações de certo modo até pejorativas em relação à pessoa do chefe.
Apesar da visão de muitas instituições hoje já ser um pouco mais leve, de conceituar o chefe como uma pessoa carismática e que contagie a sua equipe, fazendo com que seus comandados, vamos dizer assim, colaborem com ele e não apenas obedeçam e façam tudo automaticamente, sem nenhuminteresse ou sinergia, muitos ainda se utilizam da versão conservadora.
Um profissional de sucesso se destaca em seu grupo por sua experiência naquilo que faz, por gostar do que faz e não somente por seguir uma cartilha, é necessário sem empático, ser contagiante, ser pró-ativo, saber brincar para descontrair o ambiente e falar sério quando é necessário. Trabalho em uma multinacional espanhola eposso afirmar que os conceitos estão mudando, apesar do conceito que temos dos europeus como extremamente conservadores, a imensa competitividade dos mercados e a expansão para países como o Brasil aprimoraram os conceitos de liderança, de hierarquia, sendo necessário inovar para não estagnar.

Ainda existem é claro aqueles que continuam sizudos em suas funções, muito mais por personalidade, dopor exigência, é claro que normas de conduta são exigidas. Em uma grande empresa, como a que eu trabalho, recebemos um Manual de Conduta ao sermos admitidos, existe toda uma hierarquia a ser seguida, do presidente até o aprendiz, porem sempre com muito respeito e carinho com todos, não somos mais chamados de empregados, funcionários e sim colaboradores, justificando o pensamento de que precisamoscolaborar uns com os outros para crescer, eu mesma tive uma ótima experiência a respeito, onde meu chefe direto, o gerente, era uma pessoa muito brincalhona, gostava de ensinar, contagiar a equipe e falar muito sério quando necessário, os resultados da ótima sinergia e pró atividade lhe renderam uma promoção, hoje ele é diretor, e estamos falando de uma empresa espanhola, européia.

Houveconflitos de valores?

No Brasil existem muitas empresas conservadoras, creio que até mais dos que as européias, onde os líderes são pessoas arrogantes e porque não dizer, abusam de seus postos de poder.
O profissional em questão, do nosso texto, foi descartado por uma empresa européia e contratado por uma empresa brasileira, muito bem, em minha opinião a percepção é muito mais de quem avalia do quedo que postura de quem é avaliado, depende do entendimento do avaliador, da sua personalidade, de seus valores e das diretrizes e perspectivas que tem em mãos no momento desta avaliação. Existem sim os conflitos de valores, a pessoa que muito brinca nem sempre é levada a sério, pode ser encarada como imatura e pouco confiável, porem nem sempre é assim, ele pode saber falar sério e agir com...
tracking img