Comportamento organizacionla

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão organizacional e educação corporativa - UVB

Aula 03 Cultura Organizacional
Objetivos da aula: Entender o que é Cultura Organizacional; Conhecer as características sobre Cultura Organizacional; Compreender as propriedades das Culturas Organizacionais; Compreender o processo de criação e gerenciamento de uma Cultura Organizacional. Nesta aula, será abordado o tema Cultura Organizacional,onde a idéia é enxergar as organizações como culturas – existência de um sistema de convicções compartilhado por todos – o que é um fenômeno relativamente recente. Para qualquer tipo de cultura em qualquer tipo de organização é necessária sua criação, gerenciamento e manutenção.

Introdução
Segundo (Bitencourt et al, 2004), o tema cultura organizacional vem, no Brasil e no exterior, ao longodas duas últimas décadas, recebendo uma atenção cada vez maior por parte da área acadêmica e profissionais da área de administração. A complexidade do mundo organizacional moderno faz com que se tornem, cada vez mais difíceis, as respostas aos inúmeros questionamentos referentes aos seres humanos em sua condição de trabalhadores.
Faculdade On-line UVB

25

Gestão organizacional e educaçãocorporativa - UVB

A cultura organizacional de uma empresa basicamente é uma percepção comum compartilhada pelos membros de uma organização; um sistema de valores com aspectos compartilhados pelos seus membros. Esse sistema é um conjunto de característicaschave que a organização valoriza. Segundo (Robbins, 2002), existem sete características que, em seu conjunto, capturam a essência da cultura deuma organização, são elas: Inovação e assunção de riscos: o grau em que os funcionários são estimulados a serem inovadores e assumirem riscos; Atenção aos detalhes: o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes; Orientação para os resultados: o grau em que os dirigentes focam os resultados mais do que as técnicas e os processos empregados para oalcance deles; Orientação para as pessoas: o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização; Orientação para a equipe: o grau em que as atividades de trabalho são organizadas, mais em termos de equipes do que de indivíduos; Agressividade: o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas, em vez de dóceis e acomodadas;Estabilidade: o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo 1 em contraste ao crescimento.

1.Conjunto de direitos e deveres que caracterizam a posição de uma pessoa em suas relações com outras. Status Quo: significa o estado em que se achava anteriormente uma situação.

Faculdade On-line UVB

26

Gestão organizacional e educação corporativa - UVB

Aavaliação da organização em termos dessas características revela, portanto, uma ilustração complexa da cultura organizacional. Essa cultura organizacional se refere à maneira pela qual os funcionários percebem as características da cultura da empresa, e não ao fato de gostarem ou delas. Segundo (Robbins, 2002) as pesquisas sobre cultura organizacional têm buscado medir como os funcionários vêem suaorganização: ela estimula o trabalho em equipe? Recompensa a inovação? Reprime as iniciativas? Analisando estas características, pode-se observar que na cultura organizacional a satisfação com o trabalho procura medir a resposta afetiva ao ambiente de trabalho. Segundo (Robbins, 2002), se refere à maneira como os funcionários se sentem em relação às expectativas da organização, às práticas derecompensas e a outros aspectos.

Propriedades de Culturas Organizacionais
Segundo (Robbins, 2002), o reconhecimento de que a cultura organizacional possui propriedades comuns não significa, contudo, que não pode haver subculturas dentro da organização. A maioria das grandes organizações possui uma cultura dominante e diversos nichos de subculturas, abaixo suas definições: Cultura dominante:...
tracking img