COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

3225 palavras 13 páginas
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma analise do atual cenário das teorias comportamentais, criando uma construção histórica bastante resumida para melhor entendimento de sua evolução, dando ênfase na teoria das relações humanas e a hierarquia das necessidades no meio empresarial e quais as importâncias para o meio social, compreendendo quais foram as mudanças ocorridas na produtividade.

Introdução
As origens da administração encontram-se atreladas a três áreas do comportamento organizacional. Enraizada numa tradição mais antiga de pesquisas e origens do comportamento organizacional e dos problemas sociais que ela busca solucionar, podemos citar como fatos históricos relacionados:
Há 3000 anos A.C os sumérios formulavam ideias e traçavam metas para melhor desenvolvimento social relacionados ao governo e também seus empreendimentos comerciais.
A muito tempo no Egito, as marcas do comportamento organizacional poderia ser notado na forma de como eles se organizavam para a construção das antigas pirâmides.
No final do século XV os venezianos desenvolveram leis que regulamentavam o sistema comercial e houve o surgimento das partidas dobradas.
No inicio do século XVI a igreja católica aperfeiçoou de uma estrutura de governo, valendo se de objetos unificados.
Naquela época, as condições de trabalho eram precárias, os trabalhadores não tinham nenhuma garantia de trabalho sendo obrigados a aceitarem qualquer tipo de salário apenas a sua sobrevivência. Submetiam-se as situações horríveis, como trabalhar em jornadas extremante excessivas, condições de trabalho insalubres e perigosas, não era levado em conta a idade ou faxa etária dos trabalhadores, a Mao de obra sem especialização, eram tratados como maquinas e não como seres humanos, a exploração do trabalho era muito alta inclusive a exploração sexual.
Todos esses registros históricos são atos relacionados ao desenvolvimento da administração em si, pois podemos ver que foi por meio das relações

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas