Comportamento interpssoal organiza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPORTAMENTO INTERPESSOAL ORGANIZACIONAL
Denise Araújo Lorentz1
Víctor Felix Alvarez Pineda2

RESUMO
O presente artigo tem como objetivo identificar as diretrizes e indicadores do relacionamento interpessoal organizacional para um bom relacionamento interpessoal no ambiente hospitalar. É importante reconhecermos que o ambiente de trabalho também pode influir no comportamento das pessoas,nas relações interpessoais e consequentemente nos resultados das empresas. Como se pode ver, dos relacionamentos interpessoais dependerão as realizações de objetivos individuais dos funcionários. O ser humano é formado pelo meio em que vive, pois têm emoções, sentimentos e age de acordo com o ambiente, seja o espaço físico ou social; e para tanto, há que se aperfeiçoar na arte do relacionamento.Relações interpessoais e clima organizacional influenciam no comportamento dos colaboradores, sendo fatores de motivação, fundamental para estimular a criação de um ambiente agradável e estimulante, ou desagradável e antagônico. A pesquisa realizada foi a descritiva. O método de trabalho utilizado foi uma pesquisa bibliográfica, em obras pertinentes ao objeto de estudo, bem como pesquisas em fontesalternativas, como a internet e em estudos de casos, verificando-se a abordagem de diferentes autores, de forma a identificar as principais correntes teóricas sobre o tema.
PALAVRAS-CHAVE: Relacionamento Interpessoal. Ambiente. Comportamento.
1 INTRODUÇÃO
Hoje, no mundo em que vivemos, a era da globalização, as empresas passaram a praticar uma competição local ou mesmo nacional. Muitas dasorganizações competem entre si por sua sobrevivência e uma participação maior nas áreas que atuam. Isto é muito importante, porque gera mais opções de produtos e serviços para o consumidor e também porque impulsiona as empresas a procurar melhor uso e desenvolvimento de seus recursos, seja eles tecnológicos, mercadológicos, financeiros ou humanos.

___________________________________
1Acadêmicado Curso MBA em Gestão Estratégia de Negócios da Universidade Anhanguera – UNIDERP. E-mail: denise.biolab@uol.com.br
2Professor, Orientador, Mestre em Comunicação e Extensão Rural e, em Administração.
Em conseqüência, esta nova realidade faz com que as organizações agreguem mais valor aos seus produtos ou serviços, desenvolver novas tecnologias e competências, produzir a um custo cada vezmenor sem comprometer suas margens de lucro e outras tantas ações.
Essas ações empreendidas são adicionadas a outras no aspecto humano das organizações. O cumprimento das atividades depende das pessoas e, estas precisam da devida capacitação profissional e pessoal para realizarem atividades, desde que quanto melhor capacitação delas, tanto melhor o seu desempenho. Logo, hoje o capitalintelectual está sendo administrado como um ativo da empresa.
Investindo-se na capacitação e desenvolvimento dos recursos humanos surge melhores profissionais ampliando sua visão de mundo, resultado em pessoas mais criativas e capazes de contribuir significativamente para a sobrevivência e o sucesso das empresas.
Focalizando recursos humanos trataremos do seu desenvolvimento e a sua contribuiçãona melhoria de comportamento organizacional nos serviços organizacionais.
Este estudo foi norteado pelos fundamentos que constituem o procedimento sobre o comportamento interpessoal de uma organização para concretizar seus objetivos, focalizando conceitos, fatores participativos, partes interessadas e o relacionamento interpessoal propriamente dito.
De modo específico, objetiva pesquisar,interpretar e relatar sobre o comportamento e a comunicação das pessoas e o clima organizacional, fatores estes que influem no comportamento interpessoal organizacional e seus aspectos conceituais, além de relatar sobre o setor de recepção que representa a vitrine de uma organização.
Diante a estas considerações propõe-se o seguinte problema: Qual é o papel do atendimento inicial dentro de uma...
tracking img