COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

933 palavras 4 páginas
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
AS ETAPAS DO PROCESSO DE COMPRAS:
1-RECONHECIMENTO DE NECESSIDADE:
Nesta etapa as consumidoras entrevistadas (Elaine Batista, Rosilene Rosário, Amanda Nominato) reconheceram o problema que é a procura do produto, em específico o sabão em pó da marca Ypê.
O consumidor está na posição na qual aquisição será necessária satisfazer a situação. Alguns até tentam se convencer que podem ficar sem aquilo que querem ou necessitam.
2- BUSCA DE INFORMAÇÃO:
Neste caso ambas foram influenciadas pelas propagandas da marca, que definitivamente tiveram influência na hora da compra.
Esta etapa da publicidade em que os profissionais desse ramo têm a oportunidade de influenciar a decisão de compra do consumidor.
3-AVALIAÇÃO DE ALTERNATIVAS:
As consumidoras entrevistadas avaliaram o custo e a qualidade do produto, também a sua disponibilidade em estabelecimentos próximos à suas residências.
Embora alguns consumidores sejam impulsivos, outros passam com frequência por um processo de avaliação no qual eles irão pesar todas as opções encontradas durante a busca.
4- DECISAO DE COMPRAS:
Após análise de todos os fatores consideráveis para influência na compra do produto, todas responderam a mesma coisa.
Neste ponto, o consumidor pondera sobre todos os fatores relacionados ao produto, e comparou também os preços até chegarem ao que mais se enquadrava a eles.
5-PÓS – COMPRA:
Todas se mostram satisfeitas com o produto, com seu preço qualidade, disponibilidade e diz recomendar as outras pessoas, tudo isso através da satisfação delas.
Nesta última fase o consumidor determina através de avaliação se sua decisão foi correta. Para os publicitários o objetivo é obter resultados positivos com um produto ou serviço para que sejam recomendadas as outras pessoas.
FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DE COMPRA
Para cobra (1997, pág. 53) a estratégia de marketing objetiva também mudar a predisposição do comprador. Para isto, é preciso, compreender as espécies de

Relacionados