COMPETENCIA E COMPORTAMENTOS EMPREENDEDOR

1286 palavras 6 páginas
GESTÃO EMPREENDEDORA (SALA 203)
Módulo II

Aula 2

Tópico 1 - Competências e comportamentos do empreendedor de sucesso – Espírito Empreendedor;
Tópico 2 - Competências e comportamentos do empreendedor de sucesso –Diferenças e semelhanças entre o empreendedor e o administrado.

“Os Empreendedores são heróis populares do mundo dos negócios. Fornecem empregos, introduzem inovações e incentivam o crescimento econômico. Não são simplesmente provedores de mercadorias ou de serviços, mas fontes de energia que assumem riscos inerentes em uma economia em mudança, transformação e crescimento.” (Chiavenato, 2004)

Objetivos da aula

Discutir o espírito empreendedor, abordando suas características e seus estilos de fazer negócios. Por fim serão discutidos os fatores críticos que podem tornar um negócio bem sucedido.
Discutir as principais semelhanças e diferenças existentes entre os empreendedores e os administradores.

Tópico 1

Competências e comportamentos do empreendedor de sucesso – Espírito Empreendedor;

Introdução

O empreendedor é a pessoa que conseguefazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para negócios, tino financeiroe capacidade de identificar oportunidades. Com esse arsenal, transforma idéias em realidade, para benefício próprio e para o benefício da comunidade. Por ter criatividade e um alto nível de energia, o empreendedor demonstra imaginação e perseverança, aspectos que, combinados adequadamente, o habilitam a transformar uma ideias simples e mal estruturada em algo concreto e bem sucedido no mercado. Segundo Schumpeter, o empreendedor é a essência da inovação no mundo, tornando obsoletas as antigas maneiras de fazer negócios. Três características básicas identificam o espírito empreendedor, são elas:

• Necessidade de realização;
• Disposição para assumir riscos;
•Autoconfiança.

Além dessas características básicas, David McClelland (1961)

Relacionados