Comparação de duas redes wi-fi e ethernet utilizando ahp - inteligência artificial

3299 palavras 14 páginas
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho corresponde a avaliação da cadeira de Inteligência Artificial do 4º Ano, 1º semestre do ano lectivo de 2009 do Curso de Informática do DIEE (Departamento de Informática, Eletrônica e Eletrotécnia) da Faculdade de Engenharia da UAN (Universidade Agostinho Neto). Nele apresentaremos uma metodologia baseada em multicritério para a escolha da melhor rede para ser implementada dentre três alternativas.

2. OBJECTIVO

O projecto consiste no estudo de duas redes (Ethernet e Wi-Fi) para a escolha do melhor a ser implementada no DIEE (Departamento de Informática, Eletrônica e Eletrotécnia) da Faculdade de Engenharia da UAN (Universidade Agostinho Neto). Para tal, será usado o método AHP (Analytic Hierarchic Process ou Método de Análise Hierárquica) para a escolha inteligente da melhor entre as duas por intermédio de entrevista aos estudantes.

3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

3.1. DESCRIÇÃO DAS REDES

3.1.1. REDES ETHERNET

Ethernet é uma tecnologia de interconexão para redes locais - Local Area Networks (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI. A Ethernet foi padronizada pelo IEEE como 802.3. A partir dos anos 90, ela vem sendo a tecnologia de LAN mais amplamente utilizada e tem tomado grande parte do espaço de outros padrões de rede como Token Ring, FDDI e ARCNET

Ethernet é baseada na idéia de pontos da rede enviando mensagens, no que é essencialmente semelhante a um sistema de rádio, cativo entre um cabo comum ou canal, às vezes chamado de éter (no original, ether). Isto é uma referência oblíqua ao éter luminífero, meio através do qual os físicos do século XIX acreditavam que a luz viajasse.

Cada ponto tem uma chave de 48 bits globalmente única, conhecida como endereço MAC, para assegurar que todos os sistemas em uma ethernet tenham

Relacionados