Comparativo entre c e java

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Escolhemos a linguagem Java e C# pelo motivo que o Java é uma linguagem multiplataforma e o C# por ser uma linguagem nova que pode ser que possa substituir o Java, além disso as duas linguagens, de um certo modo são descendente do C e C++. As duas linguagens são linguagem orientada a objetos (OOP) e possuem muitas semelhanças como mostra o quadro abaixo:

CaracterísticaImplementação

Inspirado no C/C++


Boa parte da sintaxe de ambas as linguagens foi inspirada no C/C++, especialmente declaração de variáveis, funções e estruturas de controle.

Orientação a objetos


Ambas as linguagens suportam conceitos de programação orientada a objetos com a palavra reservada class.

Herança


Herança simples de classes a partir de ancestral comum e herançamúltipla de interfaces.

Gerenciamento de memória


Automático, com “coletor de lixo”.

Tipagem forte


Todas as atribuições tem os tipos validados. Os “casts” são sempre verificados em tempo de execução. Não é possível violar o sistema de tipos.

Compila para código intermediário


Sim. No caso da Microsoft compila para “Intermediate Language” e no Java para “bytecode”.Tratamento de erro


Exceptions.

Reflections


Ambas as linguagens suportam “reflections”.

Unicode


Ambas as linguagens usam o padrão Unicode para representar caracteres e strings.

Classe que não pode ser herdada


“final” em Java; “sealed” em C#.

Campo constante


“static final” em Java; “const” em C#.

Operador que verifica compatibilidade de tipos


“instanceof”em Java; “is” em C#.

A seguir falaremos um pouco sobre as linguagens Java e C#.

1 - Java

Java foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores da SUN Microsystems por volta de 1990, pouco antes da explosão da Internet. Essa linguagem possui estrutura muito semelhante à da linguagem C, da qual descende imediatamente. Java tem em comum com a linguagem C++ o fato de ser orientada a objetose mantém com esta uma alto grau de semelhança. Esse paradigma de programação consiste de um grau a mais na abstração da programação, em comparação com a programação estruturada, e tem se mostrado extremamente útil na produção de programas cada vez mais sofisticados, em menor tempo e com maior qualidade. A programação orientada a objetos é hoje universalmente adotada como padrão de mercado, emuitas linguagens tradicionais foram aperfeiçoadas para implementar esse paradigma, como C++, Object Pascal, etc.

Tendo sido originalmente concebida para o desenvolvimento de pequenos aplicativos e programas de controle de aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, Java mostrou-se ideal para ser usada na rede Internet. O que a torna tão atraente é o fato de programas escritos em Java poderemser executados virtualmente em qualquer plataforma, mas principalmente em Windows, Unix e Mac. Em meio a essa pluralidade, Java é um idioma comum, falado por todos. Isto significa que Java é ideal para expressar idéias em forma de programas universalmente aceitos. Soma-se a isso o fato de programas Java poderem ser embutidos em documentos HTML, podendo assim ser divulgados pela rede. Diferente dalinguagem C, não é apenas o código fonte que pode ser compartilhado pela rede, mas o próprio código executável compilado, chamado bytecodes.

Em contraste com a letargia de documentos tradicionais, Java acrescenta a interatividade entre o usuário e o documento que está sendo consultado, tornando-o mais expressivo, agradável e surpreendente. Java é ideal para a elaboração de materialeducacional, pois permite ilustrar claramente os conceitos enquanto possibilita um ensino individualizado.

Há uma certa curiosidade por detrás do nome dado a essa linguagem de programação. Java é o nome de uma ilha do Pacífico, onde se produz uma certa variedade de café homônimo. A inspiração bateu à equipe de desenvolvimento ao saborear esse café em uma lanchonete local. Deram-se conta de como era...
tracking img